+


Sentimentos e Cores

Através dessa atividade educativa a criança aprenderá a identificar, discriminar e nomear algumas cores e reconhecer e nomear diferentes sentimentos. Além disso, essa atividade também permite o desenvolvimento da linguagem oral e da coordenação motora fina e grossa. Por ser uma atividade fácil e muito instrutiva, pais e professores(as) podem utilizá-la com a criança.

Sentimentos e Cores - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie o trabalho perguntando para as crianças se elas sabem o que é o sentimento. Converse com elas sobre isso de maneira bem simples e pergunte para cada uma delas como está se sentindo hoje. Pergunte o que as deixam felizes, o que as deixam tristes e o que as deixam bravas. Estimule as crianças a falarem sobre suas emoções.
  • Entregue a ficha de atividade educativa para as crianças. Peça que elas observem as imagens e identifiquem os sentimentos expressados ali. Depois, pergunte novamente especificamente sobre a imagem 1, se ela está feliz, brava ou triste. Faça isso com as demais imagens. Deixe que as crianças falem à vontade.
  • Leia e explique o enunciado da atividade para as crianças. Oriente as crianças a pegarem giz de cera nas cores determinadas na legenda. Vá imagem por imagem, perguntando para a criança qual o sentimento retratado na imagem e falando a cor correspondente a esse sentimento para elas pintarem. Faça isso com as quatro imagens. Confira se a criança está fazendo a relação correta na hora de pintar e oriente-a se necessário.
  • Para ilustrar o tema, você pode mostrar essa música para as crianças: Emoções".
  • No pátio, na quadra ou até mesmo na sala de aula com as carteiras afastadas para liberar espaço, você pode colocar essa música "Se você está contente" e brincar com as crianças, obedecendo os comandos da música com os gestos solicitados.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03EO03 O eu, o outro e o nós Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG01 Corpo, Gestos e Movimentos Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
EI03CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Movimento Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
Movimento Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Música Interpretação de músicas e canções diversas.
Música Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.

Comentários

X