(+01) 112 345 6789
+


Vamos colorir o helicóptero – Pintura

Essa atividade educativa “Vamos colorir o helicóptero – Pintura” permite o trabalho do tema meios de transporte, mais especificamente o meio de transporte aéreo, além de desenvolver nas crianças habilidades de coordenação motora fina, criatividade e expressão artística. Por ser uma atividade lúdica e muito divertida, pais e educadores(as) podem trabalhá-la com as crianças, afinal, toda criança adora colorir.

Vamos colorir o helicóptero – Pintura - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie a atividade perguntando para as crianças se elas sabem o que é um “Meio de Transporte”. Deixe as crianças falarem livremente sobre o tema. Interaja com elas, complementando sua pergunta. Depois, explique que “Meios de Transporte” são as maneiras que as pessoas usam para irem de um lugar a outro, ou também transportar cargas etc. Explique que existem meios de transportes terrestres (carros motos, ônibus etc.), aéreos (aviões, helicópteros, balões etc.) e marítimos (barco, navio, canoa etc.).
  • Faça perguntas para as crianças a partir da realidade delas. Pergunte quem vai para a escola de Van, e se a Van é um meio de transporte terrestre, aéreo ou marítimo. Pergunte qual tipo de transporte é o carro, a moto, o barco, o avião e assim por diante. Vá fixando os conceitos através de exemplos do dia a dia da criança.
  • Fale com as crianças sobre o meio de transporte aéreo. Explique que é chamado de aéreo quando a movimentação de pessoas ou cargas é feita pelo ar. Diga que nessa categoria estão os aviões, balões, helicópteros etc. Pergunte se as crianças já viram um helicóptero. Se possível, mostre para as crianças esse vídeo: “ Tutitu - Helicóptero”.
  • Apresente a atividade educativa, proposta na ficha, para as crianças. Explique novamente para as crianças sobre os meios de transporte. Reforce que o helicóptero é um meio de transporte aéreo e que ele está desenhado na ficha de atividade. Oriente as crianças a colorirem o helicóptero com capricho, usando as cores de sua preferência. Ao final, peça para cada criança mostrar seu helicóptero e falar um pouquinho sobre ele.
  • Usando prendedores de madeira, palitos de sorvete e folhas de papel, confeccione com as crianças aviões de prendedores de madeira e palitos de sorvete ou até mesmo de dobradura usando folhas de papel ou jornal. Vocês podem usar também tinta guache para colorirem as obras depois de prontas.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
EI02ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Artes Visuais Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.

Comentários

X