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Vogais

Esta atividade educativa tem como objetivo auxiliar as crianças da educação infantil durante o seu processo de alfabetização. Com este material, as crianças podem aprender a reconhecer e pronunciar as vogais, além de associar desenhos à vogal inicial do seu nome. Pais e professores podem utilizar esta atividade lúdica como mais um recurso no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais divertido e estimulante.

Vogais - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Separe alguns objetos ou imagens cujos nomes iniciam-se com vogais, por exemplo: anel, alicate, urso, óculos, estrela, ioiô, etc. Apresente os objetos ou imagens às crianças e converse sobre eles, mostrando qual a letra inicial do nome de cada objeto.
  • Escreva as vogais em caixa alta em uma folha de sulfite, uma para cada criança, e peça que perfurem o contorno das letras utilizando agulha sem ponta ou palito de churrasco. Você pode variar esta atividade pedindo que as crianças façam bolinhas de papel e colem sobre o limite das vogais. Por fim, exponha os trabalhos em um mural.
  • Organize as crianças em uma roda e proponha brincadeiras utilizando as vogais. Por exemplo, quem tiver a vogal "A" no nome deverá desenhar algo cujo nome começa com esta vogal; quem tiver a vogal "E" no nome deverá registrar a letra "E" na lousa. Vá modificando a brincadeira para cada vogal.
  • Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Peça para que os alunos observem os desenhos na ficha e digam o seu nome, em seguida, peça que liguem cada desenho com a vogal inicial do seu nome. Você pode também escrever os nomes dos desenhos na lousa para que as crianças possam identificar as vogais.
  • Monte um painel em cartolina ou papel pardo com as vogais divididas em colunas. Peça aos alunos para que procurem em revistas figuras cujos nomes se iniciam com as vogais e, em seguida, colem as figuras no painel na coluna de cada vogal correspondente.
  • Trabalhe com identificação de vogais utilizando também o nome das crianças. Confeccione fichas com o nome de cada aluno e peça para que cada um identifique a sua. Trabalhe também com a contagem de vogais no nome.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário.

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