(+01) 112 345 6789
+


As vogais

O objetivo desta atividade educativa é auxiliar, através do lúdico, as crianças em idade pré-escolar durante seu processo de alfabetização e ensinar as vogais de uma maneira rápida, prática e também divertida. Com esta atividade, os alunos aprendem a pronunciar e reconhecer as vogais e, ainda, a identificar as cores. Pais e professores podem utilizar este material, em casa ou em sala de aula, e proporcionar às crianças um aprendizado mais agradável.

As vogais - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresente para as crianças as vogais e pronuncie-as claramente. Realize com a turma os movimentos necessários para o traçado de cada vogal.
  • Com a participação dos alunos, mencionem nomes de objetos, pessoas e lugares que comecem com cada uma das vogais. Você pode também escrever os nomes na lousa e pedir que as crianças reproduzam os nomes no papel (se já estiverem alfabetizadas) ou utilizando um alfabeto móvel.
  • Apresente à turma a atividade educativa proposta na ficha. Oriente para a realização da atividade. Ajude as crianças a separarem lápis de cor ou giz de cera nas cores vermelho, verde, azul, amarelo e roxo. Em seguida, solicite que pintem as vogais nos balões de acordo com a legenda, ou seja: A de vermelho, E de verde, I de azul, O de amarelo e U de roxo.
  • Você pode aproveitar a atividade e trabalhar outras temáticas como cores primárias e secundárias.
  • Proponha aos alunos um jogo da memória. Confeccione cartas com as vogais e outras com figuras cujos nomes se iniciam com as vogais. O objetivo então será formar pares com uma carta de vogal e outra carta com uma figura cujo nome seja iniciado por essa vogal, por exemplo: vogal A com a figura de um anel, E com a figura de um elefante, I com a figura de uma ilha, O com a figura de uma orelha e U com a figura de uma uva. Neste jogo, você deve embaralhar as cartas e colocá-las sobre a mesa viradas para baixo. Peça para que uma criança de cada vez desvire duas cartas e tente memorizá-las, formando os pares sempre que possível.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X