(+01) 112 345 6789
+


Yin Yang e a Letra “Y” – Pintura com Guache

O processo de alfabetização e desenvolvimento da competência leitora é uma atividade que envolve desde o reconhecimento de elementos gráficos, seu som e a interpretação de tudo isso de maneira que faça sentido. Por tudo isso, quando ensinamos as letras do alfabeto para as crianças em idade de Educação Infantil estamos inserindo-as nesse processo e preparando-as para o reconhecimento das letras e assimilação com as palavras. Esse é o intuito do trabalho com essa atividade educativa da letra “Y”. Aplicar essa atividade com as crianças, permite o aprendizado de maneira lúdica e natural do som e da grafia da letra “Y”, ao mesmo tempo que torna possível o desenvolvimento de habilidades de motricidade fina, expressão artística com a pintura e colagem do traçado da letra, percepção visual e aquisição cultural através do conhecimento dos símbolos yin yang e seu significado.

Yin Yang e a Letra “Y” – Pintura com Guache - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Comece a atividade pedagógica escrevendo na lousa a letra “Y” no formato bastão, bem grande, e informe para as crianças que a aula de hoje é para reconhecermos a letra “Y”. Pronuncie o som da letra “Y” bem devagar e de maneira clara, e peça para as crianças repetirem com você a letra “Y”.
  • Para deixar sua explicação mais ilustrativa, mostre esse vídeo para as crianças Letra Y – XSPB13 . Pergunte para as crianças, quais palavras com a letra “Y” que aparecem no vídeo. Se houver interesse, assistam o vídeo novamente. Deixe as crianças falarem e se expressarem livremente. Dê exemplos de outras palavras com a letra ”Y”: Yakult, Yasmin, Yakisoba, Youtube, etc. Escreva as palavras na lousa dando destaque para a letra “Y”.
  • Leve as crianças para um passeio no parque de areia ou providencie uma caixa de areia e peça para as crianças desenharem com o dedinho a letra “Y” na areia. Faça várias vezes esse exercício com todas as crianças, e se necessário, pegue no dedinho da criança para orientar o traçado da letra “Y”. Chamamos essa aprendizagem de sensorial e é muito importante para o aprendizado dos pequenos!
  • Distribua para cada criança a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado em voz alta e converse com a criança, explicando a atividade. Pergunte se as crianças sabem o que é o desenho. Explique para as crianças que o Yin Yang é um símbolo do taoísmo, que é uma crença chinesa, que simboliza a dualidade que existe no universo: o bem e o mal, a escuridão e a luz, o início e o fim, etc. Ele simboliza duas forças opostas que estão sempre juntas e se completam. Pergunte se alguém já viu esse símbolo em algum lugar e converse com as crianças sobre seu significado. Diga que a palavra Yin Yang é de origem chinesa e começa com a letra “Y”. Peça para as crianças passarem o dedo sobre o traçado da letra “Y”. Depois peça para as crianças pintarem da cor de sua preferência com tinta guache toda a letra “Y”.
  • Entregue massinhas de modelar e estimule cada criança a criar sua própria letra “Y” de massinha. Fique à disposição das crianças para ajudá-las na criação do traçado da letra.
  • Construa com as crianças um Alfabeto de Parede . O post traz várias sugestões, escolha a sua preferida e confeccione com as crianças. Você pode ir fazendo aos poucos conforme for ensinando as letrinhas.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
Natureza e Sociedade Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.

Comentários

X