+

02

Jan 2016

Alfabeto de Parede

By: admin | Tags: | Comments: 0

O alfabeto de parede é frequentemente utilizado na educação infantil para atividades de alfabetização. A construção de um painel do alfabeto promove a aproximação das crianças com o ambiente educativo, além de incentivar e estimular o processo de aprendizagem. Os alfabetos de parede, ou ainda conhecidos como alfabetos decorados, podem ser confeccionados de diversas maneiras. A seguir apresentamos algumas ideias de alfabetos para a sua sala.

Alfabeto em forma de centopéia ou trem

Para construir este painel você precisa confeccionar uma centopéia, onde cada letra será uma parte do corpo da centopéia. Primeiramente, faça um molde de uma centopéia. Em seguida, você pode passar para o EVA ou papel cartão, recortar e decorar a centopéia. Cada parte do corpo da centopéia deve ter uma letra do alfabeto, que também pode ser recortada em EVA ou papel cartão. Para construir o painel de trenzinho basta riscar o molde em EVA ou papel cartão, recortar e decorar. Cada vagão deve ter uma letra do alfabeto, que também pode ser feita em EVA ou papel cartão. Estes painéis, em forma de centopéia ou trem, podem ser usados tanto com o alfabeto como com vogais, números, aniversariantes do mês, etc.

      

 

Alfabeto de EVA

A construção deste alfabeto é simples, basta fazer o molde das letras do alfabeto, em letra bastão, depois passar para o EVA, recortar e decorar cada letra. Você pode colar em cada letra rostinhos feitos de massinha, olhinhos móveis, ou ainda ilustrar de outras formas. Depois é só colar as letras em uma moldura ou diretamente na parede. Ainda, você pode recortar uma imagem relacionada e colar junto com cada letra. Por exemplo,

  

 

 

 

 

 

Alfabeto com bolsos

O alfabeto com bolso é muito criativo e simples de fazer. Você vai precisar de um pedaço de TNT, feltro ou outro tipo tecido para montar um painel. Em retalhos de TNT ou tecido colorido você pode recortar os "bolsos" e alinhavar no painel. Faça as letras do alfabeto em EVA, em letra bastão, e cole uma em cada "bolso". Cada "bolso" deve receber um objeto ou imagem, trazido pelos alunos e fácil de ser identificado, em que o nome inicia-se com a letra que está coloda no bolso. Por exemplo, no bolso da letra "A" pode-se colocar um apito, a imagem de uma abelha, etc., no bolso da letra "B" uma boneca; e assim por diante. 

 

Alfabeto com tampinha de garrafa pet

O alfabeto com tampinha de garrafa pet é uma ideia muito simples e bastante criativa para trabalhar a alfabetização, além de ser um alfabeto móvel. Para fazer este alfabeto, separe tampinhas de garrafa pet e risque moldes em formato de círculos em EVA colorido para colar em cima delas. Recorte os círculos e cole nas tampinhas. Faça as letras do alfabeto também em EVA e cole uma letra em cada tampinha. Você pode também imprimir os círculos com as letras utilizando impressão colorida. O alfabeto com tampinhas de garrafa pet pode ser colado em um painel feito de papel cartão ou apenas guardado em uma caixa para ser utilizado nas situações adequadas.

Estes são apenas alguns exemplos de alfabeto decorado para auxiliar e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais estimulante e criativo.

Comentários

Login ou registre-se para postar comentários
X