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Jul 2019

Cinema x Educação Infantil – uma parceria que deu certo!

By: vaniaegs | Tags: | Comments: 0

Levar os alunos ao cinema ou trazer o cinema até a escola? Não importa! O importante mesmo é implementar o cinema na realidade educacional das crianças, usando-o como um recurso pedagógico, com o intuito de complementar a ação do professor e amplificar a aprendizagem através de filmes e animações aliados a discussões, debates e reflexões sobre diversos temas do nosso cotidiano.

O cinema é uma arte centenária que até hoje possibilita a aquisição de uma ampla bagagem cultural por parte do espectador. Além disso, os filmes fascinam, emocionam, divertem e provocam reflexões importantes que podem ser utilizadas pelos educadores (as) como recursos facilitadores de seu trabalho pedagógico.

Os filmes têm uma linguagem carregada de estímulos audiovisuais que conseguem atingir ao mesmo tempo a atenção, a emoção e a cognição, o que, aliado ao conteúdo a ser trabalhado, torna a aprendizagem escolar mais fácil de ser assimilada. Tudo isso além de proporcionar a interação entre as pessoas, pois elas tendem a trocar informações sobre o filme, comentando sobre o tema, fazendo correlações e expressando sentimentos.

É por tudo isso que afirmamos que o cinema enquanto recurso pedagógico é muito importante na educação em geral e principalmente na educação infantil, pois possibilita, além do prazer do entretenimento, o conhecimento e também o desenvolvimento de habilidades como oralidade, capacidade de discussão e debate, expressão oral e artística, observação, interpretação, fazer correlações com experiências e vivências do cotidiano, comunicação, diálogo, escuta sensível, entre tantas outras.

Podemos afirmar que esse recurso didático contribui tanto para o desenvolvimento do intelecto e das percepções sensoriais quanto para o aprimoramento de diversas habilidades socioemocionais da criança e por isso, quando é bem utilizado na educação infantil, afirmamos que é uma parceria que dá certo!

Mas para que essa parceria dê certo, o papel do(a) educador(a) é fundamental, tanto na escolha do filme e/ou animação a ser trabalhada quanto nos objetivos esperados a serem alcançados com a exibição daquele filme. É importante que a escolha seja alicerçada no potencial didático daquele recurso, na análise que ele proporciona, na relação com o conteúdo trabalhado em aula e no debate e discussão que ele instiga.

Abaixo, daremos algumas dicas de reflexões e cuidados que devem existir na escolha de um filme e/ou animação para ser utilizado como recurso pedagógico.

  • Adequar a classificação etária do filme com a idade dos alunos. Mesmo que não seja utilizado o filme todo e apenas um recorte de uma cena, sempre escolha filmes de acordo com a idade das crianças, pois a criança poderá assistir ao filme na íntegra em outro momento fora da escola e se não for adequado para ela poderá acarretar uma série de problemas.
  • Escolher um filme que se relacione com um conteúdo de aula ou um tema que precisa ser trabalhado com os alunos;
  • Assistir ao filme várias vezes com antecedência e preparar o debate para conseguir direcioná-lo na aula com os alunos para os temas propostos no planejamento da atividade;
  • Analisar o tempo de duração do filme para verificar se será possível, dentro do período de aula a exibição completa do filme ou se será necessário preparar apenas um recorte do filme para apresentar aos alunos;
  • Orientar o debate e discussão após a exibição do filme. As crianças podem se animar e acabar saindo um pouco do tema proposto na hora da discussão e do debate. É muito importante que o(a) educador(a) esteja atento e tenha em mente exatamente o que espera da discussão e direcione sempre o debate para atingir os objetivos propostos.

Muitas são as possibilidades de filmes e temas a serem trabalhados na educação infantil. Nós do Turminha, separamos algumas sugestões de animações e temas para serem usados na sessão cinema com as crianças.

  • A Fantástica Fábrica de Chocolate – possibilita o trabalho com diferentes tipos de comportamentos e personalidades e também a consequência de cada um deles.
  • Wall-E – possibilita a reflexão de temas como a preservação do meio ambiente, cuidado com a natureza e ter uma vida saudável.
  • Divertidamente – possibilita o trabalho para o desenvolvimento de habilidades sócioemocionais. O filme traz de maneira bem lúdica e divertida o tema sentimentos.
  • Shrek – permite trabalhar questões sobre respeito as diferenças, critérios relativos de beleza, honestidade, verdade, amor e amizade.
  • Procurando Nemo – permite trabalhar temas como vida marinha, deficiência, superação de limites, garra, força de vontade, importância da família e dos amigos.
  • Zootopia – permite o trabalho com questões éticas e morais de preconceitos sociais, a questão da perseverança, de acreditar em si mesmo e vencer e superar preconceitos e limites, lutar pelo sonho.
  • Rei Leão – possibilita o trabalho de temáticas como coragem, responsabilidade e integridade.
  • Aladdin – permite o debate de temas como a importância de ser verdadeiro, o amor e a coragem.
  • A Bela e a Fera – traz a narrativa que possibilita a reflexão da importância do caráter e da beleza interior, o respeito as diferenças e o preconceito de julgamento pela aparência.
  • Dumbo – possibilita trabalhar com a não discriminação, respeito as diferenças, tolerância, olhar o lado bom de cada um.
  • Madagascar – permite o trabalho sobre a importância de se cumprir regras e da obediência, além da importância da amizade.
  • Toy Store – abrange temas como sentimento de posse e ciúmes. Fala também sobre cuidado, solidariedade e amizade.
  • A Era do Gelo – essa animação ressalta a importância da família, dos amigos, e valores como fidelidade e companheirismo.
  • Frozen – traz a temática da importância da família, superação da dor, autocontrole, amor de irmãos, amor verdadeiro de fato e força da mulher.
  • Emoji – O filme – possibilita de maneira lúdica apresentar a linguagem usada na internet e da reflexão sobre a importância do mundo real e do mundo virtual.

Enfim…são inúmeras as possibilidades de trabalho com filmes na educação infantil, basta adequar o conteúdo a ser trabalhado com o filme escolhido, ajustar os objetivos esperados com o debate proposto e apertar o play!

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