+

03

Jun 2019

A Coordenação Motora na Educação Infantil – desenvolvendo a motricidade nas crianças.

By: vaniaegs | Tags: | Comments: 0

A Educação Infantil é o primeiro momento de educação formal da criança, e é nesse momento que devemos iniciar o desenvolvimento da motricidade nas crianças. Podemos fazer isso através de atividades lúdicas que estimulam a coordenação motora dos pequenos e para isso, é importante conhecermos de maneira bem específica essa habilidade de motricidade a ser estimulada e desenvolvida, para então adequarmos melhor nossas atividades educativas.

Coordenação motora é o nome dado para a habilidade do ser humano de movimentar os músculos de forma precisa, sincronizando cérebro, músculos e articulações para a execução do movimento. Ela pode ser classificada de maneira bem geral em coordenação motora grossa e coordenação motora fina.

A coordenação motora grossa é caracterizada pelos movimentos musculares dos membros maiores que possibilitam os movimentos como pular, caminhar, correr, saltar, chutar, subir escadas, dançar, entre outros. Já a coordenação motora fina é caracterizada pelos movimentos dos músculos menores, localizados principalmente nas mãos, dedos e nos pés, e são verificadas através dos movimentos de pegar, escrever, desenhar, pintar, cortar, traçar, colar, entre outros. A coordenação motora fina, representa os movimentos mais firmes, delicados e precisos, e deve ser desenvolvida desde a infância juntamente com a coordenação motora grossa.

Quais as atividades educativas trabalham a coordenação motora na educação infantil?

Para estimular e desenvolver a coordenação motora grossa nas crianças, o ideal é promover atividades divertidas que envolvam corrida, salto, dança e brincadeiras como esconde-esconde, amarelinha, lenço-atrás, pega-pega, entre outras. Outra sugestão é complementar essas atividades com objetos como corda, bambolês, bolas, pois tudo isso junto, irá estimular e desenvolver a função muscular das crianças e consequentemente a coordenação motora grossa.

O espaço ideal para trabalharmos as habilidades de coordenação motora grossa, configura todo ambiente que possibilite uma atividade lúdica com espaço suficiente para as crianças se movimentarem livremente, como quadras escolares, pátio, quintal de casa, praça da cidade e parquinhos. Em sala de aula também é possível, basta afastar as carteiras para liberar bastante espaço.

A coordenação motora fina relaciona-se com a habilidade de escrever, fazer desenhos e pinturas, traçar linhas e figuras, recortar, colar, e para que essa habilidade seja desenvolvida nas crianças, é de fundamental importância trabalhar com as atividades que envolvam o movimento das mãos, como pontilhados, atividades de recorte e colagem, de desenho e pintura, enfim....são infinitas as possibilidades de atividades lúdicas que trabalhem, na educação infantil, com o estímulo e o desenvolvimento da coordenação motora fina na criança.

Trabalhar a motricidade na educação infantil, como vimos, é fundamental! Basta escolher e planejar cuidadosamente as atividades e adequar o nível de dificuldade com a idade da criança, e ir aumentando gradativamente a dificuldade.

Abaixo, selecionamos algumas sugestões de atividades educativas que estimulam a coordenação motora e que podem ser trabalhadas na educação infantil. Confira!

http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/curto-ou-comprido

http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/letra-v-de-forma-maiuscula-e-minuscula

http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/letra-u-de-forma-maiuscula-e-minuscula

http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/coordenacao-motora-linhas-inclinadas

http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/colagem-sobre-os-pontilhados-pipa

http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/descobrindo-formas-geometricas

http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/colagem-com-graos-de-milho

http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/coordenacao-motora-zig-zag

http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/coordenacao-motora-linhas-verticais

http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/leve-mamae-passarinho-ate-o-ninho

http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/contorno-do-corpo-humano

http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/coordenacao-motora-pintura

http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/coordenacao-motora-curvas

Comentários

Login ou registre-se para postar comentários
X