+

08

Jun 2019

Fábula - A Lebre e a Tartaruga

By: vaniaegs | Tags: | Comments: 0

As fábulas são narrativas curtas, cujas histórias geralmente são situações vivenciadas no dia a dia representadas por personagens que na maioria das vezes são animais com características humanas. Com todos esses elementos, as fábulas conseguem ser atrativas ao mesmo tempo que transmitem um ensinamento de cunho moral, fundamental para a vida da criança em sociedade. Por tudo isso, as fábulas se configuram um valioso instrumento pedagógico na educação infantil.

A fábula de hoje, escolhida para ser trabalhada com as crianças na educação infantil é “A Lebre e a Tartaruga”, uma fábula que ensina que o trabalho e o esforço contínuos sempre trazem bons resultados, vencendo até mesmo uma competência arrogante e negligente. Ela ilustra bem aquele ditado popular “Devagar e sempre” e “Devagar se vai ao longe”.

Abaixo, segue a fábula na íntegra para leitura com as crianças:

 

A Lebre e a Tartaruga

Era uma vez uma tartaruga e uma lebre que estavam discutindo sobre quem era a mais veloz.

A lebre se gabava por ser a mais veloz e tirava sarro da tartaruga por ser lenta e muito sossegada.

Cansada de tanto deboche, a tartaruga fez a lebre uma proposta:

“Aposto que consigo ganhar de você em uma corrida!”

A lebre abismada, primeiro debochou da audácia da tartaruga e depois aceitou a aposta.

Marcaram o dia, o horário e o local, e vários animais compareceram para assistir a tão esperada corrida.

Largaram. A lebre disparou na frente, mas a tartaruga não ficou abalada, continuou na disputa no seu ritmo, de maneira devagar e constante.

A lebre, no entanto, confiante em sua rapidez, acreditava que a vitória seria mais vitoriosa se deixasse a tartaruga passar a frente, pegando vantagem na corrida para então ultrapassá-la. Dessa maneira, ela poderia vencer humilhando seu oponente, a tartaruga. E assim, executou seu plano.

Como estava já muito na frente da tartaruga, a lebre parou e decidiu descansar até a tartaruga a ultrapassar. O plano era deixar a tartaruga ficar alguns metros a sua frente, para então sair em disparada, ultrapassá-la, e vencer a corrida. Então a lebre se deitou ao lado da pista, recostando-se na sombra de uma árvore, fez um lanche e sem querer, caiu no sono.

Quando a lebre acordou, já era tarde demais, pois a tartaruga estava atravessando a linha de chegada. A lebre tentou, saiu correndo em disparada, mas foi em vão pois a tartaruga chegou primeiro e venceu a corrida.

Após a vitória a tartaruga disse para a lebre:

“Apostei e ganhei! Viu como eu estava certa? Aprenda bem essa lição: quando a vitória é incerta, só a velocidade ou qualquer outro privilégio não basta, principalmente quando aliados a arrogância e negligência. Por outro lado, a disciplina e o esforço constantes, sempre te levarão aonde quer chegar. E olha que eu ainda levo minha casa nas costas!”

Baseada nas fábulas de Esopo e La Fontaine.

Morais da história: 

A disciplina e o esforço contínuos sempre ganharão da competência indisciplinada e negligente. Devagar e sempre. Vale mais o esforço contínuo do que o privilégio negligente. Não conte com a vitória antes do tempo.

Após a leitura, é muito importante propor uma discussão e reflexão com as crianças sobre a mensagem da história e logo em seguida, você poderá propor também algumas atividades educativas como as sugeridas abaixo.

 

Comentários

Login ou registre-se para postar comentários
X