+

11

Jun 2019

Fábula: "O Cão e o Osso"

By: vaniaegs | Tags: | Comments: 0

Dentre todas as ferramentas da literatura infantil, as fábulas são muito valiosas pois são narrativas curtas, cujos personagens são animais que ganham vida e apresentam características humanas, terminando sempre com uma reflexão de ordem moral. Para as crianças, as fábulas são muito eficientes pois são histórias bem curtas, de fácil memorização e compreensão e despertam a reflexão, pois sempre trazem à tona um momento ou situação do nosso cotidiano.

A fábula escolhida hoje para ser lida com as crianças na educação infantil é “O cão e o osso”, uma historinha bem instrutiva que ensina que não devemos cobiçar as coisas dos outros e sim cuidar do que é nosso. Essa fábula representa bem aquele ditado popular “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando” e “Quem tudo quer, tudo perde”.

Segue abaixo a fábula “O cão e o osso” para leitura e trabalho com as crianças:

O cão e o osso

Um dia, um cão ia atravessando uma ponte, carregando um osso na boca.

Olhando para baixo, viu sua própria imagem refletida na água do lago.

Pensando ver outro cão com outro osso, cobiçou logo o osso dele e pôs-se a latir.

Mal, porém, abriu a boca, seu próprio osso caiu na água do lago e se perdeu para sempre.

O cão tão guloso e ganancioso por desejar até o osso que não era dele, só para ficar com dois ossos, acabou ficando sem nenhum;

Autor: Esopo

 

Morais da história: Mais vale um pássaro na mão que dois voando. Nunca troque o certo pelo duvidoso. A cobiça é uma fraqueza humana muito comum, e é também muito castigada. Quem tudo quer, tudo perde.

Terminada a leitura da fábula para a criança, você poderá conversar com as crianças sobre a mensagem de vida que a fábula nos ensinou e trabalhar atividades lúdicas para ilustrar essa mensagem. Segue abaixo sugestão para esse trabalho:

Comentários

Login ou registre-se para postar comentários
X