+


Aprendendo a somar e relacionar

Essa atividade educativa tem como objetivo o ensino da matemática para as crianças da Educação Infantil, desenvolvendo habilidades como contagem, soma e números. Além disso, essa atividade também possibilita trabalhar para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, percepção visual, fazer relações e coordenação motora. Por ser uma atividade interessante e bem simples, pais e educadores(as) podem trabalhá-la com as crianças.

Aprendendo a somar e relacionar - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Converse com os alunos sobre os números e vá introduzindo o conceito de quantidade e adição. Explique que os números, a matemática e suas operações estão presentes em nosso dia a dia. Pergunte para as crianças exemplos de situações da nossa vida que utilizamos os números. Fale sobre a adição e pergunte para as crianças por que elas acham que é importante aprender a somar os números. A partir da resposta das crianças, vá construindo o conceito de adição com as crianças.
  • Trabalhe com o concreto, entregue para as crianças grãos de feijão e peça para as crianças pegarem na mão apenas um grão. Depois, peça para as crianças pegarem mais dois grãos de feijão e juntarem com aquele grão que já tinham pegado. Peça para as crianças contarem com quantos grãos ficaram na mão e aguarde a resposta das crianças. Explique que elas fizeram adição. Refaça novamente o exercício usando números diferentes.
  • Trabalhe com a turma a atividade proposta na folha. Leia e explique as instruções para as crianças. Oriente as crianças a somarem os objetos e quando encontrarem o resultado, deverão ligar ao número correspondente. Faça uma linha junto das crianças e deixe que elas façam o restante sozinhas. Vá ensinando cada criança para que elas façam tudo certinho.
  • Reforce a explicação sobre os conceitos da adição mostrando para as crianças esse vídeo: Como somar os números” e após a exibição do vídeo, procure ouvir das crianças o que elas entenderam.
  • Invente com as crianças uma brincadeira de boliche com garrafas pets. Pegue dez garrafas pets e uma bola. Cada criança deverá jogar a bola nas garrafas e ver quantas garrafas derrubou. Fazer isso por três rodadas. Ao final as rodadas, a criança que fizer mais pontos foi a que derrubou mais garrafas!

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
EI02ET08 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Linguagem oral e Escrita Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.

Comentários

X