Colagem com algodão e cotonetes - nuvem 
			
			Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
			Artes - Colagem - Datas Comemorativas - Dia do Meio Ambiente - 			
  
			
			
				
				
				
				
				
								
			
		
			
				
				Com esta atividade de colagem com algodão e cotonetes, as crianças da educação infantil podem explorar habilidades como a percepção visual, a criatividade, a coordenação motora fina e, ainda, aprender sobre as nuvens, seus movimentos e formatos. Este material também permite trabalhar, através do lúdico, com temas relacionados aos fenômenos da natureza como o ciclo da água e sua importância.				
				
                
                
                
				             
            
            
            
				 Sugestões de Trabalho 
				
				-   Converse com as crianças sobre o tema "nuvens". Levante questões como: "Como as nuvens se formam?", "Do que são feitas as nuvens?", etc. Observe as hipóteses levantadas pela turma e faça intervenções, explicando o conceito correto, quando necessário.
-   Leve as crianças para um passeio para que elas possam observar as nuvens e seus movimentos. Proponha uma brincadeira com os formatos das nuvens, imaginando diferentes figuras. Para enriquecer o conhecimento, mostre vídeos explicativos sobre a formação da nuvens. Você também pode orientar e ajudar as crianças a buscar informações em livros e na internet.
-   Explore também temas relacionados aos fenômenos da natureza como o ciclo da água. Explique para a turma de onde vem a água da chuva, os diferentes estados físicos da água, suas características, etc. 
-   Apresente a atividade educativa proposta na ficha aos alunos. Peça que observem o desenho da nuvem e leia as instruções da atividade. Disponibilize algodão e cotonetes (você pode solicitar previamente aos pais e/ou responsáveis o material necessário) e oriente as crianças para a realização da atividade. Peça que colem algodão preenchendo as nuvens e, em seguida, colem cotonetes para fazer a chuva.
-   Proponha um projeto para construção de nuvens com bexigas e algodão. Você pode pedir aos pais ou responsáveis que providenciem bexigas brancas e algodão para a realização do projeto. Encha as bexigas de forma que fiquem com diferentes tamanhos. Utilizando pedaços de fita adesiva, una as bexigas para formar a nuvem. Em seguida, com a ajuda das crianças, cole algodão preenchendo todos os espaços. Se não for possível utilizar algodão, cole pedaços de papel ou TNT branco. Por fim, para representar a chuva, faça gotas em papel celofane azul ou E.V.A. e prenda na nuvem utilizando barbante ou outro tipo de fio. Depois de pronto, você pode pendurar a nuvem na sala de aula.				
 
			
			
				BNCC - Base Nacional Comum Curricular 
				
				
				
				
					| CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | 
				
				
				| EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. | 
| EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. | 
| EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. | 
| EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. | 
| EI02ET02 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.). | 
				
				
			 
			
			
		
			
			
				 Eixos de Trabalho 
				
				
				
				
					| EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO | 
				
				
				| Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. | 
| Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. | 
| Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. | 
| Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. | 
| Natureza e Sociedade | Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente. | 
| Natureza e Sociedade | Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas etc.) e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem. |