+


Colagem com barbante - quadrado e círculo

Além de garantir diversão, atividades com colagens ajudam as crianças a desenvolver sua coordenação motora fina e também suas habilidades artísticas. Com esta atividade educativa, pais e professores podem trabalhar diferentes áreas da educação infantil como matemática, artes, linguagem oral e escrita e, ainda, proporcionar às crianças momentos agradáveis durante todo o processo de ensino e aprendizagem,

Colagem com barbante - quadrado e círculo - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Organize a turma em uma roda e converse com eles sobre as formas geométricas (quadrado, triângulo, retângulo e círculo). Você pode utilizar blocos lógicos e deixar que as crianças manuseiem livremente as formas geométricas. Ajude-os a identificar, descrever e comparar as diferentes formas.
  • Você pode também, junto com a turma, construir as formas geométricas planas utilizando isopor, papel cartão ou EVA. Se usar isopor, você pode cortar as formas geométricas e pedir que as crianças pintem de acordo com padrões, por exemplo: os quadrados de azul, os triângulos de amarelo, os círculos de verde e os retângulos de vermelho.
  • Sugira uma brincadeira utilizando blocos lógicos ou as formas geométricas confeccionadas. Separe as crianças em grupo e distribua algumas formas geométricas para cada grupo. Os participantes devem tocá-las e você deve escolher uma forma de cada vez e fazer perguntas como: "Vocês conhecem esta forma?", "Qual o nome desta forma?", "Onde podemos encontrar esta forma geométrica?", etc. O grupo que mais acertar as respostas é o vencedor.
  • Apresente aos alunos a atividade proposta na ficha. Disponibilize barbante ou lã e oriente-os a colar sobre os desenhos do quadrado e do círculo. Peça que tenham atenção e cuidado para posicionar corretamente o barbante ou lã sobre o desenho.
  • A mesma atividade pode ser realizada utilizando outros materiais de colagens, como bolinhas de papel, macarrão, grãos de milho, grãos de feijão, botões pequenos, etc. Você também pedir que as crianças criem algum desenho livre e utilizem algum material para colagem. Por exemplo, se o desenho for de um coelho, pode-se utilizar algodão para preencher o corpinho.
  • Se as crianças já estiverem alfabetizadas, você pode disponibilizar revistas ou jornais velhos e solicitar que recortem letras e colem formando palavras.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos.
Matemática Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.

Comentários

X