+


Conhecendo as profissões

Esta atividade educativa tem como objetivo explorar o conhecimento sobre as diversas profissões, suas características e importância na sociedade dentro do ambiente escolar. Com esta ficha de atividade, as crianças podem desenvolver conhecimentos sobre a vida social, fazer uso da linguagem oral, desenvolver o raciocínio lógico e a coordenação motora, bem como desenvolver sua percepção auditiva e visual. Você pode trabalhar esta atividade com crianças em idade pré-escolar, objetivando um processo de ensino e aprendizagem mais divertido e proveitoso.

Conhecendo as profissões - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Disponha as crianças em uma roda de conversa e pergunte sobre as profissões que elas conhecem. Proponha a realização de uma pesquisa em casa sobre a profissão dos pais/responsáveis. Você pode elaborar um questionário para ser aplicado aos familiares. Algumas sugestões de questões são: "Nome", "Profissão", "Nome do local onde trabalha", etc.
  • Em um segundo momento, converse com a turma sobre a pesquisa realizada em casa com relação à profissão dos pais/responsáveis. Incentive-as a expressarem suas dúvidas e curiosidades que surgiram a partir da pesquisa.
  • Converse com as crianças sobre as profissões presentes no ambiente escolar. Leve as crianças para visitar a biblioteca, a cantina, a sala dos professores, a secretaria e sala de coordenação para observarem o trabalho de cada um dos profissionais.
  • Apresente aos alunos a atividade proposta na ficha. Dialogue com a turma sobre cada uma das profissões apresentadas na ficha (professora, cozinheiro, bombeiro, médico, juiz), descrevendo-as e mostrando suas características e importância na sociedade. Em seguida, disponibilize giz de cera e solicite que as crianças observem cada figura e com um traço liguem as profissões aos correspondentes objetos de trabalho. Neste momento, você pode também explorar outras profissões como engenheiro, enfermeiro, padeiro, dentista, etc.
  • Proponha às crianças uma brincadeira. Leve para a sala de aula uma caixa com instrumentos utilizados em diversas profissões. Tire os objetos de dentro da caixa e deixe que as crianças os relacionem com as profissões estudadas anteriormente.
  • Em um outro momento, você pode solicitar às crianças a representação de algumas profissões discutidas anteriormente através de desenhos. Você pode disponibilizar também revistas e solicitar que recortem imagens das profissões, como as de um fotógrafo, pintor, engenheiro, bombeiro, etc. Confeccione cartazes com os desenhos, colocando também o nome das profissões. Por exemplo, confeccione um cartaz com a imagem e a palavra pintor, mostre o cartaz à turma e peça que todos tentem ler a palavra (se já estiverem alfabetizados). Desafie também as crianças a buscarem na caixa o instrumento que ele usa para exercer a profissão.
  • Após o estudo de diversas profissões, proponha às crianças uma brincadeira de adivinhação. Descreva atividades exercidas em várias profissões e peça aos alunos que adivinhem o profissional que as exerce. Por exemplo, faça perguntas como: "Quem constrói casas?", "Quem fabrica o pão?", "Quem cria bois/vacas?", "Quem corta cabelos?", etc.
  • Realize com as crianças uma brincadeira de faz-de-conta, em que elas são os profissionais. Por exemplo, brinque de cozinheiro utilizando massinha de modelar. Brinque de engenheiro/construtor utilizando os blocos de madeira. Lembre-se sempre de dialogar com as crianças sobre a importância de cada profissão.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03EO03 O eu, o outro e o nós Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
EI03EO06 O eu, o outro e o nós Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
EI03CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Observação e identificação de imagens diversas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.

Comentários

X