+


Expressões de sentimentos

Com esta atividade educativa as crianças podem aprender, de uma forma lúdica, sobre os sentimentos que nos cercam e, ainda, compreender os seus próprios sentimentos e identificar suas emoções. Por meio das brincadeiras, mímicas faciais e gestos o professor pode abordar uma variedade de emoções, mostrando às crianças a importância da expressão dos seus sentimentos e da sua comunicação. Esta atividade também proporciona às crianças o conhecimento de suas próprias capacidades expressivas e as das outras pessoas, a ampliação de sua comunicação além do desenvolvimento de sua motricidade harmoniosa.

Expressões de sentimentos - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Mostre as carinhas ilustradas na folha de atividades e converse com as crianças sobre os sentimentos. Deixe que se manifestem através de expressões faciais. Diga às crianças que, as vezes, é normal sentir-se triste, irritado ou assustado.
  • Proponha a brincadeira de observação das expressões faciais no espelho. Leve a turma para uma sala com espelho e convide-os a fazer caretas na frente do espelho. Deixe as crianças explorarem suas expressões de maneira espontânea ou direcionada, sendo que neste caso você pode solicitar a elas que façam cara de felicidade, tristeza ou raiva, por exemplo. Você pode ainda mostrar uma imagem que enfatize a expressão facial de um sentimento e pedir que as crianças a imitem.
  • Apresente às crianças a atividade educativa proposta na ficha. Oriente-as a ligar o desenho com a expressão de cada criança ao balão que corresponde ao sentimento.
  • Faça a leitura de histórias ou cante músicas que retratam situações que levam a determinados sentimentos. Por exemplo, você pode trabalhar com a música infantil " Pintinho Amarelinho " e pedir às crianças que imitem o piado do pintinho fazendo expressões de medo e, depois, expressão de bravo como se fosse o gavião. Trabalhe também com atividades nas quais as crianças se divirtam bastante e achem engraçado, por exemplo, brincar com fantasias.
  • Brinque com as crianças de mímica dos sentimentos. Confeccione um jogo de cartas dos sentimentos, colando em cada carta um rostinho com expressões diferentes. Cada criança terá a sua vez de virar uma carta, sem que os outros vejam. A criança que virou a carta deverá imitar a expressão sorteada para que os outros adivinhem qual foi.
  • Desenhe ou cole em uma cartolina diversas carinhas com expressões de sentimentos (felicidade, tristeza, medo, assustado, irritado, etc.). Solicite a cada criança que aponte a carinha que mais demonstre a maneira que ela está se sentindo naquele momento e que conte o motivo daquela sensação. A criança pode, por exemplo, estar feliz porque está participando de uma brincadeira, ou estar irritada porque um colega tirou um brinquedo da sua mão, etc. Deixe que exponham seus sentimentos.
  • Você pode também, com a ajuda das crianças, confeccionar máscaras de cada uma das expressões trabalhadas. As crianças vão adorar!

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
EI01CG01 Corpo, Gestos e Movimentos Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
EI01CG03 Corpo, Gestos e Movimentos Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
EI01EF06 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG01 Corpo, Gestos e Movimentos Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
Natureza e Sociedade Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.

Comentários

X