+


Formas Geométricas - Observação e Pintura

Com essa atividade pedagógica conseguimos explicar para as crianças em idade pré-escolar o conceito de cores e formas geométricas. É muito importante para a realização dessa atividade, que o educador fale sobre as cores e sobre as formas geométricas para então reforçar esse conhecimento através da atividade. Reconhecimento de cores e formas geométricas, observação e relação, pintura e motricidade fina também são habilidades desenvolvidas com essa interessante atividade educativa. Vale lembrar que estimular a experiência prática das crianças é muito importante para o estudo eficiente e para o início do desenvolvimento do raciocínio espacial de maneira lúdica e natural.

Formas Geométricas - Observação e Pintura - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Informe para as crianças que a aula de hoje será sobre cores e formas geométricas. Pergunte a elas, quais cores conhecem e se sabem o que é uma forma geométrica. Deixe as crianças falarem livremente. Explique de maneira bem simples sobre cores e diga que formas geométricas nada mais são do que o formato de todas as coisas que existem no mundo. Diga que as formas mais comuns são o quadrado, o triângulo, o retângulo e o círculo. Faça um desenho na lousa mostrando o formato de cada forma geométrica citada.
  • Mostre para as crianças objetos na sala de aula e relacione com as formas geométricas. Diga que a lousa é retangular, assim como a porta.... e em seguida, peça para as crianças darem exemplos de formas geométricas dentro da sala de aula. A criança deverá dizer a forma geométrica e o objeto. Por exemplo: a porta é um retângulo. Comece a atividade para mostrar para as crianças como fazer. Deixe as crianças a vontade para citarem seus exemplos e ajude-as caso seja necessário.
  • Convide as crianças a irem até a lousa e desenharem uma forma geométrica. Uma de cada vez deverá ir até a lousa e desenhar uma forma. Assim que a criança terminar o desenho a professora deverá perguntar para a turma qual forma geométrica o colega desenhou. Continue a atividade até que todas as crianças tenham participado.
  • Entregue uma folha em branco para cada criança e peça para elas criarem um desenho livre ou uma obra de arte abstrata utilizando as cores de sua preferência e as formas geométricas que aprendemos na aula. Ao final, peça para cada criança apresentar seu desenho para a turma e depois faça uma exposição e decore a parede da sala com as obras de arte das crianças.
  • Entregue a atividade pedagógica proposta na folha e leia o enunciado em voz alta para as crianças, explicando a atividade. Peça para as crianças identificarem o quadrado na folha colocando o dedo sobre ele. Peça para elas colocarem o dedo sobre o triângulo, o círculo e o retângulo também. Depois explique que elas deverão pintar todo quadrado de verde, todo círculo de vermelho, todo triângulo de azul e todo retângulo de amarelo. Peça para as crianças separarem as cores que serão utilizadas. Pode ser lápis de cor ou giz de cera. Estimule que as crianças façam sozinhas. Vá passando de criança em criança para verificar se estão fazendo certo e ajudá-las sempre que necessário.
  • Faça uma atividade com massinha de modelar com as crianças. Entregue as massinhas e peça para elas construírem um retângulo com massinha amarela, um quadrado com massinha verde, um triângulo com massinha azul e um círculo com massinha vermelha. Fique à disposição para orientar as crianças se necessário e aproveite esse momento para ir reforçando os conceitos das formas geométricas e das cores.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
EI02ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Artes Visuais Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas.
Matemática Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.

Comentários

X