+


Girassol com digitais

O objetivo desta atividade educativa é permitir que as crianças em idade pré-escolar manipulem e explorem diferentes materiais como tinta guache, cola colorida e outros. Este material também auxilia no desenvolvimento de habilidades como a coordenação motora fina, o tato, a percepção visual, a imaginação e a criatividade. Pais e professores podem utilizar esta atividade durante todo o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais divertido e estimulante.

Girassol com digitais - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Organize as crianças em roda e inicie uma conversa informal sobre as plantas, suas partes e funções. Você pode aproveitar o tema "girassol" da atividade e falar a respeito da importância e utilidade desta planta, conversar sobre o processo de crescimento e modo de preparo do solo para o plantio, etc.
  • Sugerimos a leitura da história "O girassol solitário" de Sandra Diniz Costa. A história fala sobre o nascimento do girassol, sua importância e relação com as demais plantas e animais no meio ambiente. Após a leitura, para despertar a curiosidade e diálogo, convide as crianças para um bate-papo. Levante algumas questões como: "O que é um girassol?", "Como ele ajuda alguns insetos e outros animais?", etc.
  • Você pode propor às crianças plantar o girassol. Para isso você pode, junto com as crianças, pesquisar sobre como é feito o plantio. Neste momento, você pode introduzir e explorar questões relacionadas à pesquisa, como procurar informações em livros (visita à biblioteca), buscar informações na internet, conversar com o jardineiro. É possível também falar sobre as profissões, questionando a turma sobre qual é o profissional responsável pelo cuidado das plantas.
  • Apresente a atividade proposta na ficha aos alunos. Mostre os desenhos e explique como será realizada a atividade. Em seguida, disponibilize tinta guache amarela e oriente as crianças para que façam as pétalas do girassol usando as digitais.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
EI02ET03 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.

Comentários

X