+


A Letra “F” Cursiva - Caligrafia

Nesta atividade pedagógica chamada “A Letra “F” Cursiva – Caligrafia” podemos ensinar a escrita cursiva da letra “F” e treinar sua grafia no formato cursiva maiúscula e minúscula. Ao desenvolver essa atividade, as crianças treinam a grafia da letra cursiva, aperfeiçoando suas habilidades grafo-motoras. Afinal, a criança que escreve bem tem mais facilidade para leitura e consegue se comunicar melhor e se fazer entender ao escrever.

A Letra “F” Cursiva - Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie a aula explicando que hoje elas aprenderão escrever a letra “F” no formato de letra cursiva, maiúscula e minúscula. Ensine que a letra maiúscula deve ser usada no começo da frase ou em nomes próprios, e do restante deve ser usado a letra minúscula. Diga que é muito importante aprender e treinar as várias formas de escrita das letras pois além de ficarmos com uma letra mais bonita, também desenvolvemos várias habilidades motoras, sensoriais e neuro cognitivas fundamentais para o nosso desenvolvimento. Escreva na lousa a letra “F” e depois convide algumas crianças a tentarem escrever também na lousa a letra “F” no formato de letra cursiva.
  • Utilize um recurso audiovisual e mostre esse vídeo para as crianças: “ Alfabeto Cursivo”. Depois, converse com as crianças sobre as letras do alfabeto que apareceram no vídeo e peça para elas fazerem com o dedinho no ar a letra “F” no formato de letra cursiva.
  • Distribua pedaços de barbantes e peça para as crianças fazerem a letra “F” maiúscula e minúscula no formato cursiva com os barbantes. Ensine para as crianças o movimento da letra. Faça junto com as crianças e depois peça para cada criança, uma por vez, fazer sozinha.
  • Faça um trava-língua com as crianças. Escreva na lousa no formato de letra cursiva: “A fada fefê, ficou fascinada, feliz e faceira, fazendo feira”. Depois leia para as crianças e em seguida falem todos juntos, mais de uma vez e aumentando a velocidade. Ao terminarem, peça para as crianças irem até a lousa e circularem a letra “F” no formato cursiva maiúscula e minúscula.
  • Compartilhe para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Brinque de “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” Tem na fada, no fogão, na formiga e no feijão?” e espere as crianças responderem. Oriente que na folha temos a letra “F” no formato cursiva maiúscula e minúscula, e temos também a letra “F” em libras que é a língua de sinais. Ensine a letra “F” em libras para as crianças fazendo o movimento das mãos da letra “F” em libras com as crianças. Depois, peça para as crianças passarem o dedo sobre o pontilhado da letra “F” cursiva e, em seguida, explique que elas deverão contornar o pontilhado com lápis, canetinha ou giz de cera. Feito isso, as crianças deverão fazer as letras sozinhas, até completar a linha. Ensine o movimento das letras para as crianças. Ajude-as sempre que necessário.
  • Faça com as crianças um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. O ideal seria construir uma letrinha por vez. Nessa aula, poderão fazer a letra “F”.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.

Comentários

X