+


Letra N de forma maiúscula e minúscula

Esta atividade educativa sobre a letra "N" é um passatempo lúdico que ajuda no desenvolvimento da coordenação visomotora das crianças que estão iniciando o processo de alfabetização e letramento. Além de aprenderem a reconhecer e escrever a letra N maiúscula e minúscula, as crianças podem se divertir colorindo os desenhos da nuvem e do navio e, ao mesmo, desenvolver suas habilidades artísticas.

Letra N de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Para ensinar a consoante "N", você pode escrever a letra de forma na lousa, em maiúsculo e minúsculo, e em seguida reproduzir com crianças o movimento do traçado da letra "N" com o dedo no ar, sobre a mesa, na areia, em cartelas de lixa fina, etc. Lembre-se de distinguir para as crianças a diferença na escrita da letra maiúscula e minúscula.
  • Apresente às crianças a atividade da letra "N" proposta na ficha. Oriente-as a passar o dedinho sobre o tracejado da letra "N" maiúscula e minúscula, seguindo as setas conforme a numeração. Disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente as crianças a cobrir as letras. Peça que pintem os desenhos da "nuvem" e do "navio" como quiserem.
  • Para as crianças aprenderem a grafia da letra "N" oriente-as a seguir corretamente o tracejado (usando um lápis de ponta grossa) das letras maiúscula e minúscula no final da folha de atividades.
  • Faça com as crianças brincadeiras de adivinhações. Escolha um objeto cujo nome começa com a letra "N", peça para a turma dizer do que se trata e qual a letra que começa o seu nome. Esta brincadeira pode ser realizada também com as outras letras já estudadas.
  • Uma outra ideia é trabalhar com fantoches ou histórias em formato sanfona colocando imagens relacionadas à letra em estudo, por exemplo "n" de navio, nuvem, nariz, etc. Faça uso também de músicas para desenvolver nas crianças a apreciação musical e fixar a letra do alfabeto estudada. Uma sugestão é trabalhar a música "Letra N". Para ajudar na memorização das letras, uma dica é cantar várias vezes o alfabeto. Isso ajuda as crianças gravarem os sons e a ordem da letras.
  • Com a ajuda das crianças, continue a construção do "Alfabeto de Parede" inserindo agora a consoante "N".

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG01 Corpo, Gestos e Movimentos Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
EI03CG03 Corpo, Gestos e Movimentos Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X