+


Letra R de forma maiúscula e minúscula

Com esta atividade educativa da consoante "R" as crianças em idade pré-escolar podem aprender a reconhecer e treinar a grafia das letras do alfabeto, além de se divertirem colorindo as imagens do robô e do rato, desenvolverem a criatividade, linguagem oral e artística. Este material é um recurso didático que auxilia pais e educadores no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais agradável e estimulante.

Letra R de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Escreva no quadro com letra de forma a letra "R" maiúscula e "r" minúscula. Reproduza com a turma os movimentos da grafia da letra "R" com o dedo no ar, na areia, sobre a mesa, em cartelas de lixa, etc.
  • Leve para a sala de aula várias imagens cujos nomes começam com a letra "R". Apresente as imagens aos alunos e peça para que identifique-as. Coloque as imagens em uma caixa ou saco decorado, de forma que as crianças não vejam quando for retirar. Coloque as crianças em roda e peça para cada uma retirar uma imagem. Para cada figura retirada incentive a criança a identificá-la e dizer qual a letra inicial. Brincadeiras com repetições são importantes para as crianças memorizarem o assunto estudado.
  • Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Peça que passem o dedinho sobre as letras "Q" pontilhadas maiúscula e minúscula, seguindo as setas de acordo com a numeração. Em seguida disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e solicite que cubram os pontilhados para formar a letra. Deixe que as crianças pintem livremente os desenhos do robô e do rato.
  • Em um espaço externo, faça o traçado da letra "R" com giz de lousa ou corda no chão e peça que as crianças sigam o traçado da letra pisando, pulando, andando com as mãos na cabeça, etc.
  • Em sala de aula trabalhe com materiais de colagem (lã, barbante, grãos) e oriente as crianças colar para cobrir o traçado da letra "R". Por exemplo, cole barbante sobre a letra "R" maiúscula e grãos de feijão sobre a letra minúscula.
  • Continue a construção do "Alfabeto de Parede", colocando a letra "R". Não se esqueça de deixá-lo em um espaço acessível às crianças, para que elas possam recorrer ao alfabeto decorado no dia-a-dia.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X