+


O Jornal e a letra “J” – Pintura e Colagem

Com essa atividade educativa da letra “J” as crianças aprendem se divertindo. É uma atividade que possibilita o aprendizado da letra “J” do nosso alfabeto, introduzindo a criança no processo de alfabetização e letramento, além de desenvolver também habilidades artísticas através da pintura e colagem do traçado da letra, motricidade, percepção visual e desenvolvimento da linguagem oral. A criança aprenderá a reconhecer a letra “J”, identificar seu som e assimilá-la com algumas palavras que começam com “J”. É uma atividade simples e muito funcional, onde pais e educadores (as) podem trabalhar com as crianças.

O Jornal e a letra “J” – Pintura e Colagem - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Ensinar para a criança mais uma letra do nosso alfabeto: a letra “J”. Pronunciar a letra “J” de maneira clara e bem devagar e pedir para as crianças repetirem com você em coro o som da letra “J”. Depois que todas as crianças pronunciarem juntas a letra “J” peça para uma criança por vez pronunciar a letra “J”.
  • Escreva a letra “J” na lousa. Estimule as crianças a fazerem no ar com o dedinho o traçado da letra “J”. Dê exemplos de palavras que comecem com a letra “J” (jaula, jarro, janela, jacaré, jabuti, jogo, joia, jornal etc.) e peça para as crianças darem exemplos também. Escreva todos os exemplos na lousa destacando a letra “J”.
  • Leve jornais e revistas velhos e peça para as crianças olharem e tentarem achar letras “J”. Divida-as em pequenos grupos para a atividade ficar mais dinâmica. Ao encontrarem, peça para as crianças recortarem ou circularem a letra “J”. Ao final, peça para cada grupo mostrar para a turma quantas letras “J” conseguiu encontrar.
  • Mostre esse vídeo para as crianças A música da Letra J . Converse com elas sobre todas as palavras que aparecem no vídeo com a letra “J”, como por exemplo: janela, jornal, joaninha, já, e pergunte para as crianças o que essas palavras têm em comum? Incentive que as crianças respondam que todas começam com a letra “J”.
  • Trabalhe com as crianças a atividade educativa proposta na ficha. Leia e explique o enunciado calmamente para a criança. Peça para crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre o jornal que é um meio de comunicação escrito que traz notícias para as pessoas e é uma palavra que começa com a letra “J”. Leve um jornal para as crianças manipularem. Peça para as crianças passarem o dedo sobre a letra “J”. Depois peça para as crianças escolherem uma cor e pintarem com capricho toda a letra “J”. Em seguida, estimule as crianças a recortarem pedaços de jornal, (você pode pedir com antecedência para os responsáveis das crianças mandarem ou você mesmo poderá providenciar), e peça para elas colorem sobre o traçado da letra “J”.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.

Comentários

X