+


O Número “3” – Caligrafia

O objetivo dessa atividade pedagógica “O Número “3” – Caligrafia” é desenvolver conhecimentos matemáticos básicos como o reconhecimento da grafia dos números bem como a quantidade que ele representa, mais especificamente do número 3. É uma atividade muito eficiente pois permite também que a criança aprenda o correto movimento de escrita do número 3, treine sua grafia e desenvolva habilidades de motricidade fina, atenção, concentração, percepção visual e raciocínio lógico através do desafio proposto no final da atividade. Por ser uma atividade simples, pais, tios e responsáveis podem trabalhá-la também com as crianças.

O Número “3” – Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Ensine para as crianças o número 3 através de músicas como: Indiozinhos, patinhos foram passear ou também “ Cantiga Popular - a Galinha do Vizinho” e divirta-se com as crianças.
  • Divida as crianças em 3 grupos e entregue uma folha em branco para cada grupo. Peça para cada grupo escrever na folha em branco, quantos grupos tem na sala. Conte os grupos com as crianças para se certificar que todas escreverão o número 3 na folha. Depois que todos os grupos escreveram o número 3, peça par eles desenharem ao lado do número, 3 círculos. Ao terminarem, convide para irem a lousa, um de cada vez, escrever o número 3. Incentive a participação de todos!
  • Ensine o correto movimento da escrita do número 3 para as crianças. Escreva na lousa, ensinando bem o movimento da escrita para as crianças. Depois, peça para as crianças fazerem o número 3 com o dedinho no ar, seguindo o correto movimento da escrita do número.
  • Vamos fazer a atividade educativa proposta na folha. Entregue uma folha para cada criança e mostre para elas a maneira correta de escrever o número 3, ensinando o movimento correto da escrita para as crianças. Depois, peça para as crianças representarem a quantidade do número 3 levantando os dedos das mãos. Então, mostre para as crianças o número 3 da atividade educativa. Incentive as crianças a contornarem com lápis todo número “3” que encontrarem na folha e depois fazerem mais número “3” até completarem a linha. Explique que é de fundamental importância que elas sigam o movimento da escrita do número. Ajude-as sempre que necessário. Quando todos já tiverem terminado essa parte da tarefa, proponha o desafio das caixas de ovos. Peça para as crianças observarem as caixas de ovos e então circularem a caixa que possui apenas “3” ovos. Ajude-as com esse desafio.
  • Leve as crianças para o pátio ou a quadra da escola, entregue um giz para cada uma e peça para eles escreverem o número 3 no chão bem grande! Depois peça para elas andarem sobre o contorno do número 3 que escreveram no chão. Quando terminarem, deverão caminhar pelo número 3 que o colega ao lado desenhou e assim sucessivamente, até o rodízio estar completo.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Matemática Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.
Matemática Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.

Comentários

X