+


O Número “7” - Caligrafia

A atividade “O número 7 – Caligrafia” traz a proposta do ensino do número “7”. Nela, as crianças são levadas a construção do conceito do número, o traçado do número “7”, a noção de ordem e a quantidade por ele representada. Nesse sentido, desenvolver essa atividade educativa com as crianças, possibilita, além do conhecimento do número “7”, o treino correto de sua grafia. Permite também, através do desafio com os ovos proposto na atividade, relacionar os números às suas respectivas quantidades e o desenvolvimento de habilidades como motricidade fina, atenção, resolução de problemas e percepção visual.

O Número “7” - Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Reforce com as crianças o conceito do número “7”. Escreva na lousa bem grande o número “7” ensinando o movimento do traçado do número para as crianças. Fale para elas a quantidade representada pelo número 7 e mostre o traçado correto da grafia do número. Explique para as crianças que escrever o número de maneira correta e legível é muito importante.
  • Peça para cada criança escolher “7” objetos e colocar em cima de sua carteira. Pode ser qualquer coisa que quiser, e pode ser coisas diferentes, a única regra é que precisam ser “7” coisas. Depois disso, incentive cada criança mostrar para os colegas os objetos escolhidos, contando-os.
  • Convide as crianças que quiserem, a irem até a lousa e escreverem o número “7” fazendo corretamente o traçado do número. Estimule as crianças a participarem sem medo de errar. Comemore a participação.
  • Entregue uma folha sulfite branca e peça para as crianças traçarem o número “7”. Peça para as crianças escolherem o lápis com a cor de sua preferência para escrever o número. Vá passando de criança em criança para ajudá-las se necessário e aproveite para elogiar o trabalho delas. Depois que todas fizerem, peça para que elas passem o dedinho contornando todo o número “7” que fizeram. Dessa maneira, elas vão assimilando o movimento do traçado do número.
  • Chegou a hora de usar a folha de atividade. Distribua para as crianças a atividade educativa “O Número 7 – Caligrafia”. Ensine o traçado correto do número 7. Depois, peça para as crianças representarem a quantidade do número 7 levantando os dedinhos das mãos. Chame a atenção das crianças para o número 7 da folha. Incentive as crianças a contornarem todo número “7” que encontrarem na folha e depois, fazerem mais número “7” até completarem a linha. Frise que é muito importante seguirem o movimento do traçado do número. Fique à disposição e ajude-as sempre que precisarem. Quando terminarem essa parte da tarefa, proponha o problema das caixas de ovos apresentado na parte debaixo da folha. Peça para as crianças observarem as caixas de ovos e circularem a caixa que possui apenas “7” ovos.
  • Deixe a aprendizagem mais lúdica e cante com as crianças a música “ Cantiga Popular - a Galinha do Vizinho”. É sempre muito eficiente aprender matemática de maneira divertida, pois as crianças aprendem enquanto se divertem!

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
Matemática Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.
Matemática Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.

Comentários

X