+


O Quadro e a Letra “Q” – Pintura e Carimbo

Essa atividade lúdica e educativa da letra “Q” tem como objetivo iniciar o processo de alfabetização e letramento da criança em idade de Educação Infantil, apresentando a letra “Q”. Aprender a conhecer cada letrinha do nosso alfabeto e assimilar o som a grafia de cada letra é o que marca o início da aprendizagem da leitura e escrita para as crianças. Além de apresentar para as crianças a letra “Q”, essa atividade também desenvolve a oralidade, a motricidade e a expressão artística. É uma atividade instrutiva e muito eficiente, que facilita o processo de alfabetização.

O Quadro e a Letra “Q” – Pintura e Carimbo - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresente para as crianças mais uma letra do nosso alfabeto: a letra “Q”. Escreva na lousa a letra “Q” no formato bastão e convide algumas crianças para irem até a lousa também tentar desenhar a letra “Q”. Pronuncie a letra “Q” com as crianças algumas vezes.
  • Faça no ar com o dedo o traçado da letra “Q” e peça para as crianças fazerem também. Entregue pedaços de barbantes para as crianças e peça para ela criarem uma letra “Q” com os pedaços de barbantes.
  • Dê exemplos para as crianças de palavras que comecem com a letra “Q”: quebra-cabeça, quadro, quindim, quarentena, queijo, quadrado etc. Peça para as crianças darem exemplos também de palavras que comecem com a letra “Q”. Escreva as palavras na lousa, sempre dando destaque para a letra “Q”.
  • Para ilustrar a apresentação da letra “Q” para as crianças, mostre esse vídeo Letra Q. Converse com elas sobre todas as palavras que aparecem no vídeo com a letra “Q”, como por exemplo: quiabo, quati e explique para as crianças que todas essas palavras começam com a letra “Q”!
  • Distribua para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia e explique a atividade para as crianças. Peça para as crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre o Quadro que é um objeto que pode servir de moldura para pinturas, obras de artes, etc. Chame a atenção das crianças para a palavra quadro que começa com a letra “Q”. Peça para as crianças colocarem o dedinho sobre o traçado da letra “Q”. Em seguida, estimule as crianças escolherem uma cor e molharem as pontas dos dedos na tinta guache. Após fazerem isso, peça para as crianças carimbarem a digital por todo o traçado da letra “Q”.
  • Produza um quadro com cada criança. Peça com antecedência para os pais e/ou responsáveis das crianças enviarem caixas de pizzas vazias. No dia da atividade, entregue uma caixa de pizza para cada criança e incentive-as a pintarem sobre a caixa com guache, pincel ou até mesmo usando os dedos, para criarem uma obra de arte na caixa. Pode ser desenho livre ou abstrato. Ao final da atividade, cada criança deverá apresentar seu quadro, explicando-o para os colegas.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X