+

20

Jun 2019

22 de agosto - Dia do Folclore Brasileiro

By: vaniaegs | Tags: | Comments: 0

Em todo o território brasileiro, no dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore.

Mas o que significa Folclore?

Folclore é uma palavra de origem inglesa que basicamente significa sabedoria popular, sendo folk significando povo, e, lore significando sabedoria.

Nesse sentido, o folclore representa todo conhecimento, cultura e tradição de um povo que vai sendo transmitido de geração em geração.

O Folclore além de ser considerado um valioso produto de cultura de um povo ele também é importante pois representa toda a identidade de um povo, país ou região e é por isso que ele é diferente e possui uma diversidade muito grande de celebrações, histórias e personagens, sendo específico da região ou país que representa.

Sem medo de errar, podemos afirmar que o Folclore brasileiro é muito rico e diversificado. Ele é representado por diferentes manifestações culturais como brincadeiras, parlendas, ditados populares, trava-línguas, frases, provérbios, remédios caseiros, lendas e fábulas, cantigas, entre outras, que são transmitidas para as pessoas com o passar dos anos.

Esses elementos culturais do Folclore brasileiro, caracterizam-se como fatores de identificação do nosso povo e da nossa nacionalidade, e ao mesmo tempo são importantes ferramentas pedagógicas que devem ser exploradas e utilizadas na prática educacional, pois além de serem extremamente instrutivas também são lúdicas e muito divertidas.

Podemos fazer uso dessas ferramentas pedagógicas na educação em vários momentos do dia a dia educacional. Exemplificaremos abaixo quais momentos e quais ferramentas podemos utilizar na Educação Básica:

- Em datas comemorativas como Carnaval, Festa Junina, Festa do Divino, Dia do Folclore, etc...

- Em literatura através da leitura e interpretação das lendas e mitos (Sereia Iara, Negrinho do Pastoreiro, Saci-Pererê, Curupira, Bicho-papão, Mula sem Cabeça, Lobisomen, Boto, Boitatá, entre outras), das parlendas, das frases, provérbios e ditos populares. Os jogos de adivinhações também são interessantes metodologias (o que é o que é? Cai em pé e corre deitada? Resp. A chuva; O que é o que é? Quanto mais se tira mais se tem? Resp. Fotografia, e assim por diante)

- Em Arte através das danças, músicas e cantigas folclóricas (Quadrilha, Frevo, Dança das Saias, Pau de Fita, Xote, Atirei o Pau no Gato, Catira, Maculelê, Sapo Cururu, dentre muitas mais).

- Em Educação Física através das cantigas de roda e das brincadeiras folclóricas (Ciranda-cirandinha, Amarelinha, Cabra Cega, Passa Anel, Lenço Atrás, Escravos de Jó, e muitas outras)

Assim como são vastas as sugestões de ferramentas para o trabalho do Folclore na Educação Básica, são vastos os argumentos que afirmam a importância de se trabalhar esse tema.

O estudo do Folclore contribui no despertar da curiosidade nas crianças sobre a maneira de vida e os costumes de seus antepassados e com isso ela vai desenvolvendo o interesse e a empatia, valorizando seu povo, ampliando seu intelecto, formando seu caráter e criando um sentimento de pertencimento.

As crianças são curiosas por natureza e estão cada vez mais ativas, espertas, cheias de estímulos e inquietas, e nesse sentido, utilizar as ferramentas exemplificadas acima, além de possibilitar o estímulo da inteligência e de serem uma fonte rica de informações culturais, essas ferramentas também são importantes aliadas para os educadores conseguirem êxito na aprendizagem das crianças, pois conseguirão de maneira lúdica, trabalhar habilidades cognitivas e emocionais, ressaltando a cultura e a tradição de nosso povo.

Para ajudar nesse trabalho, seguem exemplos de atividades educativas:

Comentários

Login ou registre-se para postar comentários
X