+

15

Mar 2020

Devemos ou não, falar sobre o Coronavírus com as crianças?

By: vaniaegs | Tags: | Comments: 1

No meio dessa pandemia que estamos vivendo atualmente, muitos já devem ter se perguntado: “Devemos ou não, falar sobre o Coronavírus com as crianças?” E a resposta para essa pergunta é: SIM!

A informação nesse momento é essencial, assim também como nossa união em tomar todas as medidas preventivas necessárias para passarmos por essa fase difícil. Mas veja bem, informar é diferente de amedrontar, por isso, devemos explicar sobre o coronavírus para as crianças de maneira que não cause pânico e medo, mas sim, que as estimulem a adotarem hábitos de higiene que contribuirão para a não propagação do vírus.

Não é hora para o desespero, mas também não é hora para o descaso. Precisamos encontrar o equilíbrio! Pais, Responsáveis e/ou Educadores(as) precisam se utilizar da serenidade e explicar para as crianças que o coronavírus é um vírus que deixa a pessoa um pouco doente e que tem poder de contágio muito grande, por isso devemos adotar algumas atitudes como:

  • lavar as mãos várias vezes ao dia, se possível usar álcool gel;
  • evitar sair de casa por um tempo e evitar principalmente lugares com muita gente e aglomerações de pessoas;
  • evitar transporte público;
  • evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Evitar contato físico;
  • manter uma distância de até um metro de outra pessoa;
  • cobrir nariz e boca com o braço ou um lenço ao espirrar e tossir e lavar logo em seguida;
  • tomar muita água e manter-se hidratado;
  • lavar as narinas com água ou soro fisiológico várias vezes ao dia;
  • ficar em casa se sentir mal, porém, se apresentar sintomas de febre e falta de ar procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Explique que isso tudo é uma situação passageira. Pois as autoridades e os adultos já estão cuidando para que tudo fique bem logo. Reforce que durante um tempo teremos que adotar as medidas acima e ter um pouco mais de cuidado, mas que certamente isso tudo vai passar!!

Seja nesse momento para a criança um(a) líder que informa, protege, acolhe e dá a ela a segurança que ela precisa! Procure notícias verdadeiras em fontes oficiais dos órgãos governamentais e tome cuidado com palpites e notícias falsas. Não banalize a realidade, mas também não fique neurótico(a) com ela.

Informação, união, verdade, serenidade, cuidados e solidariedade são as soluções para esse problema que enfrentamos agora. E lembrem-se sempre que “juntos somos mais fortes!”

Abaixo, deixaremos também alguns vídeos elaborados especialmente para as crianças, que explicam de maneira bem lúdica e divertida sobre o coronavírus.

Coronavírus para mostrar para as crianças.

Coronavírus explicando para as crianças. 

Coronavírus no Brasil. 

De criança para criança: conselhos sobre o coronavírus.

Deixaremos aqui também “Uma Cartilha explicativa sobre o Coronavírus” que foi elaborada pela psicóloga e professora Manuela Molina, gestora do site MindHeart , e pode ser utilizada por pais e educadores do mundo todo para explicar o tema para as crianças.

Comentários

CarolKwoll
Adorei

Comentários

Login ou registre-se para postar comentários
X