+

27

Oct 2019

Dia da Consciência Negra: uma Reflexão sobre a Importância da Valorização da Cultura Negro-Africana.

By: vaniaegs | Tags: | Comments: 0

Desde o ano de 2003 com a Lei 10.693, instituiu-se o dia 20 de novembro como o “Dia da Consciência Negra”, e desde então, anualmente no Brasil, temos oficialmente um dia para refletirmos e trabalharmos a valorização e a influência da cultura negro-africana em nossa cultura, assim como o respeito a todas pessoas sem distinção, independente da raça, cor da pele, etc.

A data 20 de novembro foi escolhida por causa de um líder dos escravos chamado ZUMBI. Ele teve um importante papel de luta e liderança dos escravos no Quilombo dos Palmares e faleceu no dia 20 de novembro de 1965. Ele viveu sempre com o propósito de lutar pela liberdade dos escravos.

O Dia da Consciência Negra possibilita reflexões a respeito da história do negro no Brasil, suas lutas e sua resistência, além de proporcionar o reconhecimento e a valorização de sua influência em muitos aspectos de nossa cultura hoje. Só assim será possível uma desmistificação de estereótipos historicamente construídos e o desenvolvimento de uma nova consciência de valorização e respeito.

Nesse sentido, a educação tem um papel primordial ao proporcionar desde a Educação Infantil a eliminação de atitudes de discriminação e preconceitos através de conhecimentos conscientes sobre história e cultura que visam valorizar e reconhecer contribuições e influências que estão presentes em nossa vida até hoje, com o objetivo de desenvolver consciência crítica, atitudes de respeito, conhecimento cultural, igualdade, a fim de construirmos uma sociedade mais justa e um mundo melhor para todos.

E como fazer isso?

Tudo isso pode ser feito através de atividades educativas e projetos pedagógicos que visem o desenvolvimento da consciência crítica das crianças através da transmissão de conhecimentos da cultura negro-africana e o reconhecimento da importância dessa cultura para a formação da cultura brasileira, valorizando assim o povo negro e estimulando a questão do respeito e da não discriminação e preconceito.

Abaixo, deixaremos sugestões e propostas de atividades educativas para o trabalho com esse tema.

 

ATIVIDADES EDUCATIVAS:

Roda de Conversa para ensinar sobre a história dos negros no Brasil. Falar sobre a escravidão e a exploração que os negros sofreram. Mostrar as tradições culturais africanas e como elas estão presentes até hoje na cultura brasileira em vários aspectos como:

  • Na Religião com o Candomblé e a Umbanda.
  • Na Música e na Dança com o Samba, o Maracatu, o Moçambique etc. E com os instrumentos musicais também como o Berimbau, Afoxé, Agogô, Atabaque etc.
  • Na Culinária com as castanhas, o milho, a feijoada, a cocada, o leite de coco, azeite de dendê, pimenta malagueta, pamonha, angu, vatapá, acarajé etc. Nossa!! É tanta coisa deliciosa!!
  • No esporte com a Capoeira e todas as suas variações.
  • Na língua com palavras como: minhoca, bagunça, mandinga, marimbondo, macumba, calango, cafofo, titica, cafuné, batucar, entre tantas outras.

 

Contação de histórias com posterior debate, conversa e reflexão sobre a narrativa escolhida. Sugestões de títulos:

  • Livro: Menina Bonita com Laço de Fita – autora - Ana Maria Machado.
  • Livro: O Menino Marrom – autor - Ziraldo.
  • Livro: A Linda Garota de Angola – autora – Ana Gizélia Vieria.
  • Livro: O Cabelo de Lelé – autora – Valéria Belém.
  • Livro: O Ratinho Branco e o Grilo sem Asas – autora – Maria Amanda Capelão.

Você pode também utilizar vídeos, animações e até mesmo o teatro como recurso pedagógico, fazer uma sessão cinema ou organizar um teatro e reforçar ainda mais o trabalho com esse tema.

 

Trabalhar com músicas e brincadeiras da cultura negro-africana como: Boi da Cara Preta, Pião, Roda-Pião, Escravos de Jó etc., também funcionam muito bem!

 

Um piquenique com alimentos originários da cultura negro-africana é uma ideia original e deliciosa!

 

Desenhos, esculturas de massinhas e atividades em sala de aula são também fundamentais para o trabalho com esse tema.

 

Abaixo deixaremos uma sugestão de atividade pedagógica para trabalho sem ala de aula:

Dia Da Consciência Negra - Caça Palavras

Como descrevemos acima, as possibilidades são muitas! Só não pode deixar passar em branco e não trabalhar com esse tema, pois como vimos, ele é muito importante tanto culturalmente quanto socialmente!

Comentários

Login ou registre-se para postar comentários
X