+

12

Jul 2019

Dicas e Ideias para a Volta às Aulas

By: vaniaegs | Tags: | Comments: 0

Anualmente no Brasil, o finalzinho de janeiro e o início de agosto é marcado pela volta às aulas. Parece um momento comum, afinal, ele ocorre duas vezes ao ano, todos os anos, mas a verdade é que esse é um momento muito especial, e como tal merece ser aproveitado!

Para uma educação de qualidade é fundamental que escola e família estejam em sintonia visando o desenvolvimento da criança e nesse sentido, cabe aos pais esclarecerem para seus filhos que a escola é muito positiva, que o ajudará em sua formação cognitiva e ética, e por isso é muito importante frequentar a escola todos os dias.

Cabe aos pais também, participar da vida criança, inclusive de sua vida escolar, conversando sobre o que foi aprendido, esclarecendo dúvidas com seus filhos e aprendendo com eles. Auxiliando nas tarefas e acima de tudo, demonstrando interesse e valorizando seu esforço. E isso deve acontecer durante todo o ano escolar.

É muito importante que os pais digam para as crianças o que se espera em termos de comportamento, postura, socialização e rendimento, mas acima de tudo, é fundamental que eles participem ativamente desse processo educacional de seu filho, dedicando para isso, tempo com qualidade.

Tudo isso deve trabalhado pelos pais antes do momento de volta às aulas e durante todo o processo, estabelecendo uma relação de parceria com a escola.

Aos professores e/ou educadores, cabe o planejamento didático de todas as atividades educativas visando sempre o pleno desenvolvimento da criança. E, para isso, é muito importante que o educador consiga estabelecer um vínculo afetivo com a criança de modo a firmar uma relação de confiança e carinho para uma aprendizagem mais efetiva.

Nesse sentido, acreditamos que o momento de volta às aulas pode ser muito bem aproveitado na construção desse vínculo emocional e dessa relação afetiva com as crianças. São muitas as atividades e ações que podem ser realizadas nessa época, que demonstram acolhimento e contribuem para a construção de uma relação amistosa e de um bom ambiente para aprendizagem.

Daremos abaixo algumas sugestões de mensagens de boas-vindas que podem ser acompanhadas por pequenas lembrancinhas, e que podem ser confeccionadas pelo educador ou pela escola e entregues para as crianças logo no primeiro dia de volta às aulas.

 

IDEIAS E DICAS PARA O TRABALHO DE VOLTA ÀS AULAS COM OS (AS) ALUNOS (AS):

Nessa sugestão, você pode confeccionar um cartãozinho carinhoso e entregar para cada aluno (a) no dia de volta às aulas. Segue a mensagem:

Mensagem: "Que bom que você veio !! É muito bom ter você conosco em mais um período de interação, diversão e muito aprendizado. Desejamos que nesse período você : Sorria, só ria.  Acalma, a alma. Releve, se eleve. Respira, e não pira. Aprenda, e entenda. Se derrame, se der AME ! Seja Bem-Vindo(a)"

 

 

Essa ideia consiste em você presentear a criança com um mini squeeze juntamente com o cartão abaixo. Você deverá imprimir e recortar o cartãozinho abaixo com a mensagem carinhosa, recortar o círculo e encaixar o cartão no squeeze para entregá-lo para as crianças no primeiro dia de aula.

Mensagem: "Querido (a) Aluno (a). Que bom ter você aqui! Aqui na escola, todo dia é dia de alimentar o coração com boas energias, estimular o cérebro com novos conhecimentos e hidratar o corpo com muita água. Que esse novo ano escolar nos traga boas surpresas e muitas brincadeiras e aprendizados! " 

 

Nesta próxima sugestão, você pode montar um cartãozinho e entregá-lo para o aluno no primeiro dia de aula juntamente com uma barrinha de cereal.

Mensagem: "Volta às Aulas com energia total!! Pronto para um ano criativo, de muitas brincadeiras, interação e aprendizado? Então, comece recarregando as energias com esse cereal gostoso e saudável e prepare-se para novas experiências! Seja bem-vindo!"

 

 

A seguir, montamos uma sugestão de um cartãozinho com uma mensagem carinhosa e um chocolate BIS ou um chocolate Talento. Veja:

Mensagem: "Que bom que você veio! Vamos aprender e brincar muito juntos. Teremos momentos tão especiais juntos que deixará um gostinho de quero....BIS"

 

 

Mensagem: " Seja bem-vindo (a)! !Vamos brincar muito, interagir e desenvolver ainda mais o seu.....Talento".

 

E tem também a opção de fazer um cartãozinho no formato de uma estrela, recortar e colocar um lápis, um giz de cera ou uma pulseirinha de neon.

 

IDEIAS E DICAS PARA O TRABALHO DE VOLTA ÀS AULAS COM OS (AS) EDUCADORES (AS):

Se você é da coordenação ou da gestão escolar, pode pensar também em ações e lembrancinhas para os (as) educadores (as) e entregar no dia da Reunião de Planejamento. As sugestões são as mesmas que a dos alunos, basta adaptar as frases se necessário, confeccionar e encantar esses profissionais tão importantes para educação! Afinal, todo mundo gosta de um carinho.

 

IDEIAS E DICAS PARA O TRABALHO DE VOLTA ÀS AULAS COM OS PAIS E RESPONSÁVEIS:

Você pode também, planejar uma ação de boas-vindas para os pais e responsáveis que muitas vezes, ficam mais aflitos que os filhos, com o reinício do ano escolar. Nesse caso, a ação teria o intuito de tranquilizar os pais e fortalecer também a parceria com a escola. Você pode montar seu cartão da maneira que preferir e se quiser, pode colocar algumas frases como as sugeridas abaixo:

Mensagem 1: "Começa hoje mais um período letivo e, mais uma vez, unimos escola e família para construir o futuro dessa geração! Nesse ano, conte conosco como um parceiro para acolher e guiar seu(ua) filho(a) pelo melhor caminho, e fique tranquilo pois ele(a) estará seguro(a) e protegido(a) conosco. Se precisar de nós é só ligar para (______________________________________) - telefone da escola. Muito obrigado pela confiança !!"

Mensagem 2: "Hoje começamos mais um plantio. Esperamos colher os frutos do conhecimento muito em breve! Obrigado pela confiança em nós depositada!".

Você pode confeccionar cartões com essas mensagens e entregar para os responsáveis juntamente com uma flor ou qualquer outro brinde personalizado que a escola tenha, ou até mesmo apenas o cartão.

Outra dica bacana para fazer usando a mensagem 2, é confeccionar um cartão e entregá-lo com um vasinho de alguma planta ou até mesmo um saquinho de semente. Segue modelo de cartão:

 

IDEIAS E DICAS PARA ATIVIDADES EDUCATIVAS EM SALA DE AULA DE VOLTA ÀS AULAS COM AS CRIANÇAS:

Elaboramos também algumas atividades educativas para serem trabalhadas em sala de aula com as crianças na semana de Volta às Aulas:

 

Como mostramos, são várias as opções de ações para o acolhimento dos Pais e dos (as) Alunos (as) na Volta às Aulas.

Essas ações são de extrema importância para a construção de um ambiente saudável de aprendizagem e de uma relação de parceria e confiança entre escola, professor (a), família e criança, que vise a plena realização do processo educacional.

Vale lembrar que esse momento de Volta às Aulas é importante, porém essa construção deve ser diária, habitual, justa, alegre e prazerosa.

Só depende do nosso esforço.

Bom retorno a todos nós!!

 

 

Comentários

Login ou registre-se para postar comentários
X