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May 2019

A Festa Junina na Educação Infantil – Valorizando o Resgate Cultural

By: vaniaegs | Tags: | Comments: 0

Em todo Brasil, podemos dizer que o mês de junho é marcado pelas Festas Juninas. Nessa época, o país se converte em um enorme arraial, num misto de quermesse, danças e brincadeiras típicas, as Festas Juninas caracterizam o resgate e a valorização da cultura do homem do campo e são reproduzidas anualmente no ambiente urbano também pelos homens da cidade.

Vale lembrar que no Brasil, as Festas Juninas estão claramente associadas ao período em que predominou a produção agrícola no país. E a razão disso também está na origem europeia dessas festas que celebravam as colheitas boas e fartas. Entre nós, inicialmente realizadas nos sítios e fazendas, reunindo a população rural, essas festas passaram a ser conhecidas também como festas caipiras. Mais tarde, com a industrialização do país, grande parte da população se deslocou para as cidades trazendo consigo as tradições das Festas Juninas.

Dito isto, percebemos claramente a enorme importância de trabalharmos as Festas Juninas no ambiente escolar e principalmente na Educação Infantil onde as crianças estão desenvolvendo sua história, sua relação com o outro e suas relações com as comemorações e nesse sentido, aproveitar a temática da Festa Junina para todo esse processo é muito enriquecedor para criança, pois ela desenvolverá todos esses conceitos através de brincadeiras, e dinâmicas que resgatam e valorizam a cultura do seu povo.

Aproveitar esses momentos e ensinar fatos históricos e elementos culturais, facilitam e enriquecem o trabalho pedagógico, deixando-o mais eficiente em todos os sentidos e consequentemente muito mais atrativo e divertido para as crianças pois dá um sentido para o convívio e a troca de experiências e com o envolvimento de todos, ela criará memórias que efetivarão o que foi construído e aprendido.

Por isso, deixaremos aqui algumas sugestões de atividade para um Projeto Escolar Multidisciplinar com o tema Festa Junina. Nesse Projeto, é possível engajar toda a comunidade escolar no desenvolvimento desse tema. O ideal é que esse projeto seja pensado na reunião de planejamento de início do ano juntamente com todos os professores, mas, caso você, educador(a) queira aproveitar apenas algumas das atividades desse projeto, também é possível. Vamos conferir?

Tema: Festa Junina

Objetivos:

Conhecer as origens, as diferentes culturas e as características das festas juninas.
Valorização das tradições culturais e respeito ao trabalho do homem do campo. Ambiente urbano e ambiente rural.
Socializar com a comunidade escolar e familiar com o intuito de desenvolver na criança a habilidade de socialização e trabalho em grupo.
Desenvolver e ampliar a linguagem oral e escrita.
Estimular a imaginação e a criatividade através de atividades temáticas e lúdicas.

Eixos de Trabalho – DCNs: Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade, Identidade e autonomia, Artes Visuais, Música, Linguagem oral e escrita e Matemática.

Competências da BNCC – “ Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.”

A seguir exemplificaremos como o(a) educador(a) poderá trabalhar em cada matéria, a temática da Festa Junina na Educação Infantil.

História:

Em história, o(a) educador(a) poderá trabalhar a origem da Festa Junina, como e onde surgiu. Suas características e diferenças regionais. Também poderá trabalhar com trajes típicos e costumes. Depois de introduzir e explicar sobre o tema vale a pena resgatar fotos de festas passadas, montar uma narrativa num cartaz e trabalhar numa roda de conversa ou mesmo através de contação de história.

Geografia:

O(a) educador poderá abordar as diferentes regiões do Brasil que são famosas por suas Festas Juninas e mostrar vídeos ilustrando um pouquinho da Festa de cada região.

Poderá também trabalhar ambiente urbano e ambiente rural.

Feito isso, aproximar mais a conversa para a realidade do aluno e levantar com as famílias os seus jeitos de comemorar a festa, colhendo imagens, canções, danças, brincadeiras, vestimentas, histórias, causos …

Português:

Explorar a contação de histórias, causos caipiras e as músicas típicas. Abaixo algumas letras de músicas famosas nas Festas Juninas para serem trabalhadas:

As músicas e as cantigas são excelentes instrumentos pedagógicos, pois, através delas, os(as) educadores(as) podem preparar diversas atividades em Português aproveitando as melodias. Podem explorar a escrita e praticar a oralidade e a interpretação dos alunos.

Matemática:

Trabalhar com números, adição e quantidades sempre aproveitando os símbolos e temas juninos. Por exemplo: “quantas bandeirinhas precisaremos para colar em cada dedo de nossa mão?” “ um milho + três milhos quantos somam?” e por aí vai...

Ciências:

Em Ciência pode ser trabalhado os alimentos típicos da festa junina. Por ser em junho, a época da colheita é do milho, entre outros grãos, e por isso esses alimentos são a base que dão origem a todas as comidas típicas da Festa Junina. Então fale um pouco sobre o milho, o amendoim, o arroz e todos os alimentos que se originam deles como o bolo de milho, a pamonha, o pé-de-moleque, a paçoquinha, a pipoca....enfim...explore esses alimentos, sabor, cor, textura, e traga todas as informações para o universo da criança.

Arte:

Em educação artística são infinitas as possibilidades de trabalho com o tema festa junina na educação infantil. Você pode montar um teatro caipira, aproveitando as músicas estudadas na disciplina de Português. Ou ainda organizar um desfile com os alunos caracterizados de caipiras.

Você pode trabalhar com recorte e colagem e fazer com as crianças a decoração da festa junina, criando flores de papel crepom, bandeirinhas personalizadas, balões de EVA, cartazes, e ao final, colarem tudo pela escola ou pela sala de aula.

Outra atividade muito bacana para ser desenvolvida com os alunos nessa disciplina é a criação de cartõezinhos de correio elegante com as crianças, e depois saiam entregando para todas as pessoas da escola ou organize uma dinâmica para que os alunos troquem entre sim.

Educação Físca:

Em Educação Física, pode ser organizada a tão famosa quadrilha com os alunos. Aproveitar o momento para apresentar outras danças típicas da Festa Junina como a dança das fitas, dança do espantalho, dança da saia, etc.

Além disso, na educação física é o momento onde pode ser trabalhada várias brincadeiras típicas da festa junina. Abaixo segue alguns exemplos:

  • Corrida do ovo na colher: Marcar um local de saída e outro local de chegada. Cada participante deverá segurar com uma das mãos (ou com a boca) uma colher com um ovo cozido (ou batata, laranja ou limão) em cima, o vencedor é o primeiro a cruzar a chegada sem derrubar o ovo (ou o que estiver em cima de sua colher).
  • Jogo das argolas: Encher garrafinhas de refrigerante ou suco com água e apertar bem as tampas, arrumar as garrafinhas no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Fazer uma linha de arremesso a cerca de 1,0 metro de distância, cada participante recebe sete argolas, para fazer sete tentativas. Vence quem conseguir encaixar mais argolas nas garrafas.
  • Bola na lata: Posicione latas ou garrafas decoradas sobre uma mesa para serem derrubadas. Os jogadores deverão atirar bolinhas na lata e vence quem conseguir derrubar mais latas.
  •  Corrida do milho: Desenhe no chão duas linhas paralelas e distantes. Na parte de trás de uma das linhas, coloque um balde ou pote com grãos de milho. Atrás da outra linha, as crianças são agrupadas em duplas – onde uma delas segura uma colher e a outra um copinho descartável. Ao sinal dado pelo (a) educador (a), os participantes com a colher correm até a bacia ou pote com os grãos de milho, enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada onde devem colocar o milho no copo que sua dupla segura. Vence a dupla que primeiro encher o copo com milho.
  • Boca do palhaço: é uma brincadeira de tiro ao alvo onde a boca do palhaço é o alvo. Os participantes tem que arremessar bolinhas no buraco que representa a boca do palhaço e vence quem acertar mais bolinhas para dentro da boca.
  • Corrida do saco: Fazer uma marca no chão do local de saída e de chegada, cada participante deve entrar com as pernas dentro de um saco grande de pano e segurá-lo com as duas mãos na altura da cintura, quando for dada a largada, eles saem pulando com os dois pés juntos, vence quem alcançar a chegada primeiro.

Todas essas atividades e brincadeiras podem ser realizadas em grupos, por sala, ou por equipes misturando-se as turmas.

Como mostramos, existem uma gama infinita de possibilidades pois a Festa Junina vai muito além de pipoca e quadrilha. Festa Junina é aprendizado, é confraternização com familiares e amigos e principalmente, é resgate e valorização cultural.

 Abaixo deixaremos também alguns links com dicas de atividades interdisciplinares que podem ser trabalhadas em sala de aula durante a época das Festas Juninas:

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