+

19

May 2019

A Literatura na Educação Infantil

By: admin | Tags: | Comments: 0

A Educação Infantil é o primeiro estágio da Educação Básica, e é através dela que a criança começa a descobrir o mundo fora do núcleo familiar, faz novos descobertas, experimenta novas coisas, conhece e convive com novas pessoas de diferentes realidades e a partir disso, aprende e se desenvolve.

A Literatura, na Educação Infantil, promove o conhecimento de si e do mundo, desenvolve a imaginação e instiga a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento e o conhecimento das crianças em relação ao mundo, além de possibilitar o desenvolvimento de capacidades e habilidades de ordem cognitiva e socio afetiva, objetivos elencados tanto nos eixos estruturais das Diretrizes Curriculares Nacionais como na Base Nacional Curricular Comum – BNCC.

Além disso, trabalhar com literatura na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento da linguagem, oral e escrita, e para o gosto da criança pela leitura.

Para trabalhar a literatura na Educação Infantil podemos utilizar importantes ferramentas como: os livros infantis, as parlendas, as fábulas, os contos, as rimas e os poemas, a música, as brincadeiras, os gibis, entre outros. E todas essas ferramentas podem ser utilizadas através de diferentes metodologias de aula como por exemplo os desenhos, o teatro e muitas dinâmicas lúdicas que irão contribuir para as crianças fazerem novas descobertas e consequentemente ampliarem sua compreensão de si e do mundo que a cerca.

Segue abaixo alguns exemplos de atividades educativas que levam as crianças, na primeira infância, à compreensão leitora na Educação Infantil, a partir da escuta ativa e da imaginação, e mais tarde, à formação de leitora crítica.

 

 

 

Comentários

Login ou registre-se para postar comentários
X