+

07

Jan 2020

Massinha de modelar caseira – uma receita educativa!

By: vaniaegs | Tags: | Comments: 0

É através da Educação Infantil que a criança começa a conhecer e aprender sobre o mundo além do seu núcleo familiar. Ela experiencia novas descobertas, novas sensações, conhece e convive com novas pessoas de diferentes realidades e a partir disso, aprende e se desenvolve.

Nesse contexto, existe uma infinidade de possibilidades de ferramentas e metodologias de ensino-aprendizagem, e podemos afirmar que a massinha de modelar é uma delas.

Trabalhar massinha de modelar com as crianças permite o desenvolvimento da criatividade, imaginação, das percepções sensoriais, concentração, socialização, além de exercitar os músculos responsáveis pela coordenação motora fina.

A massinha de modelar é uma ferramenta educativa lúdica e muito versátil, pois pode ser utilizada desde antes da alfabetização, como também posteriormente nas disciplinas como matemática, arte, ciências etc.

Você pode escolher uma massinha de modelar já pronta e até mesmo solicitar como parte da lista de material escolar da criança no início do ano, ou, pode também, juntamente com as crianças, fazer sua própria receita de massinha de modelar.

Abaixo, deixaremos uma receita de massinha de modelar caseira bem simples que você poderá fazer com as crianças:

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • 1 xícara (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • Corante alimentício (cores desejadas) ou, caso queira uma massinha também com cheirinho, você pode utilizar um pacotinho de suco em pó ou gelatina de sabor.

Modo de Preparo

Colocar todos os ingredientes em uma vasilha, exceto o corante;

Mexa bastante, até o líquido misturar bem com os ingredientes secos e a massa ficar bem homogênea.

Separe uma bolinha de massa e faça uma abertura bem no meio da bolinha;

Pingue algumas gotas de corante na abertura feita na bolinha de massa;

Vá misturando bem o corante com a massa até a cor ficar homogênea.

 

Depois de prepararem a receita, vocês poderão brincar muito com a massinha fazendo esculturas de pessoas, objetos, letras, números, ou até mesmo aprender sobre cores, formas, animais e muitos outros conteúdos. Programe sua aula e abuse da criatividade!

Terminada a atividade, guarde as massinhas em um potinho bem fechado com tampa para não ressecar. Quando for utilizar novamente, se estiver seca basta acrescentar água e se estiver muito mole pode acrescentar farinha para regular a massa.

Esperamos ter contribuído com essa receita educativa para deixar mais lúdica e eficiente a aprendizagem das crianças.

Mãos na massa pessoal!!

Comentários

Login ou registre-se para postar comentários
X