Letra X de forma maiúscula e minúscula
			
			Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
			Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto - 			
  
			
			
				
				
				
				
				
								
			
		
			
				
				Esta atividade educativa da letra X tem como principal objetivo auxiliar as crianças em idade pré-escolar que estão iniciando o processo de alfabetização e letramento. Por ser um passatempo lúdico, as crianças aprendem brincando e desenvolvem sua coordenação motora, linguagem oral e artística e, ainda, aprendem a reconhecer as letras do alfabeto. Este material didático propõe o conhecimento e treino da grafia da letra X de forma maiúscula e minúscula, além de possibilitar que as crianças pintem as figuras que começam com a letra X, como o xilofone e a xícara. Esta atividade pode ser utilizada por pais e professores no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando às crianças um aprendizado mais agradável e estimulante.				
				
                
                
                
				             
            
            
            
				 Sugestões de Trabalho 
				
				-   Mostre como se escreve a letra "X" de forma na lousa, em caixa alta e baixa. Reproduza com a turma o movimento do traçado da letra "X" de forma em caixa alta com o dedo no ar, na areia, em cartelas de lixa fina ou sobre a mesa. Repita com a letra em caixa baixa. Estimule uma conversa sobre a letra "x" e onde podemos encontrá-la.
-   Em um espaço externo ou no chão da sala de aula, faça o traçado da letra "X" com giz de lousa ou corda e peça às crianças que sigam o traçado da letra andando, andando de mãos dadas, com as mãos na cintura, batendo palmas, etc. 
-   Oriente as crianças para a realização da atividade proposta na ficha. Solicite que passem o dedinho sobre as letras "X" tracejadas maiúscula e minúscula, seguindo as setas de acordo com a numeração. Em seguida, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir a letra "X" maiúscula e minúscula. Neste momento você também pode sugerir materiais de colagem como lã, barbante, bolinhas de papel, cola colorida, etc., para cobrir as letras pontilhadas.
-   Peça à turma para que observem os desenhos do xilofone e da xícara que estão ilustrados na folha de atividades. Pergunte o nome deles e com qual letra começa cada palavra. Incentive as crianças a expressarem seus conhecimentos sobre o alfabeto. Em seguida, peça que pintem os desenhos como quiserem. Por fim, oriente-as a cobrirem as letras pontilhadas maiúsculas e minúsculas para treinar a grafia da letra "X".
-   Trabalhe em sala de aula com músicas ou poemas sobre a letra "X". Como sugestão temos a música "Peixe Vivo". Aproveite também para trabalhar a musicalização e interpretação musical. Convide as crianças a cantarem a música. Você pode disponibilizar um texto com a letra da música e pedir às crianças que encontrem e pintem no texto as palavras onde aparece a consoante "x". Peça também que recortem e colem palavras que contenham a letra em estudo.
-   Em um espaço acessível às crianças, continue a construção do "Alfabeto de Parede". Incentive sempre para que as crianças usem a imaginação e explique a elas a importância de conhecer e compreender as letras do alfabeto, evidenciando que este conhecimento ajudará na leitura e escrita.				
 
			
			
				BNCC - Base Nacional Comum Curricular 
				
				
				
				
					| CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | 
				
				
				| EI03EO05 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. | 
| EI03CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. | 
| EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. | 
| EI03TS01 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas. | 
| EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. | 
| EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. | 
| EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. | 
| EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. | 
				
				
			 
			
			
		
			
			
				 Eixos de Trabalho 
				
				
				
				
					| EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO | 
				
				
				| Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. | 
| Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. | 
| Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. | 
| Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |