Missão Fundo do Mar – Bob Esponja e seus Amigos Salvando a Fenda do Biquíni!
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Ciências - Animais e Plantas - Coordenação Motora - Estudos Sociais - Habilidades Sociais -
Trabalhar com atividades que integram personagens do universo infantil, como o Bob Esponja e seus amigos no fundo do mar, é uma estratégia poderosa para engajar as crianças em temas significativos como a preservação ambiental dos mares e oceanos. Ao utilizar a imagem criada, que retrata um fundo do mar poluído e os personagens tentando limpá-lo, desenvolvemos com os pequenos habilidades essenciais como oralidade, imaginação, empatia, consciência ambiental, coordenação motora fina e percepção visual. Além disso, a atividade favorece o desenvolvimento da linguagem, amplia o vocabulário e estimula o pensamento crítico e o cuidado com o outro e com o planeta. Ao mesmo tempo, promove a escuta, o diálogo e a construção de valores como respeito, colaboração e responsabilidade. O tema da preservação do oceano é urgente e, desde cedo, deve fazer parte da formação de cidadãos conscientes e ativos. Com crianças em idade de Educação Infantil, o lúdico é a ponte para a aprendizagem significativa, e trazer a fantasia do Bob Esponja para refletir sobre o mundo real é uma maneira eficiente de educar com sensibilidade e propósito.

Sugestões de Trabalho
- Mostre para as crianças o vídeo do Bob Esponja cuidando do oceano "Bob Esponja e a Limpeza do Oceano". Depois de assistirem o vídeo, pergunte para as crianças: “O que você viu?”, “O que existe no fundo do mar?”, “Você viu lixo no mar?”, “Como podemos ajudar o Bob Esponja?”. Converse com as crianças sobre a importância de não jogar lixo na praia, no chão, nos mares e explique que lugar de lixo é na lixeira certa, pois o lixo no lugar errado pode causar muitos prejuízos ao meio ambiente.
- Utilize a lousa e crie um painel como se fosse o fundo do mar. Desenhe as ondas para representar a água, os peixes, algas, etc. No canto desenhe também duas lixeiras sendo uma para lixo orgânico e outra para lixo não orgânico. Com a ajuda de uma fita crepe, cole alguns lixos nesse oceano que você desenhou na lousa (pedaços de papel amassados, cascas de frutas, latinhas de refrigerantes, canudinhos, etc). Depois de deixar o painel do oceano bem cheio de lixo, peça ajuda para as crianças para tirar o lixo e colocar na respectiva lixeira que você desenhou ao lado. Faça isso com todas as crianças até que o oceano esteja limpinho novamente. Ao final da atividade converse com as crianças sobre a importância de mantermos os mares e oceanos bem limpinhos.
- Apresentação da atividade: Entregar a ficha da atividade para as crianças, e com a voz entusiasmada diga: “Olhem só quem está aqui! É o Bob Esponja e sua turma fazendo algo muito importante: limpando o oceano!”. Reúna as crianças em roda e converse sobre o que elas veem na imagem, incentivando-as a nomear os personagens, identificar os elementos do fundo do mar e refletir sobre por que o mar está sujo; questione com delicadeza: “Vocês acham que o mar gosta de ter lixo nele? Como podemos ajudar?”. Após essa conversa, entregue a imagem impressa na ficha de atividade e diga: “Agora é a sua vez de ajudar o Bob Esponja! Vamos colorir esse desenho bem bonito para mostrar como o mar pode ser um lugar limpo e alegre!”. Disponibilize lápis de cor ou giz de cera, incentive a escolha de cores vivas e acompanhe a atividade valorizando o esforço de cada criança. Ao final, proponha que cada uma conte o que o Bob Esponja está fazendo no seu desenho e monte com elas um mural chamado "Missão Oceano Lim
- Faça uma dramatização do fundo do mar com os personagens do Bob Esponja! Organize um espaço da sala com tecidos azuis, almofadas e objetos que remetam ao mar. Convide as crianças a se fantasiarem com itens simples (tiaras de estrela-do-mar, escamas de cartolina, máscaras de peixe) ou escolham fantoches feitos com rolinhos de papel. Proponha uma encenação onde Bob Esponja e seus amigos descobrem lixo no fundo do mar e decidem limpá-lo juntos. Dê falas simples às crianças, incentive-as a criar gestos e sons dos personagens, e envolva toda a turma na ação de limpar e cuidar do ambiente marinho. Finalize com uma conversa sobre o que aprenderam e como podemos cuidar melhor do nosso planeta no dia a dia.
- Monte um aquário coletivo com materiais recicláveis! Peça às famílias que enviem para a escola embalagens limpas como garrafas PET, tampinhas, potes pequenos, lacres e sacolas coloridas. Em sala, divida as crianças em pequenos grupos e oriente-as a criar elementos do fundo do mar com esses materiais: peixes, algas, corais e até os personagens do Bob Esponja. Utilize uma caixa de papelão grande ou cartolina azul como base do “aquário” e vá colando os elementos com a ajuda das crianças. Durante a montagem, converse sobre como o lixo pode ser reutilizado para criar coisas bonitas e como podemos evitar que ele vá parar nos oceanos. Exponha o aquário na escola e incentive as crianças a explicarem sua criação aos colegas de outras turmas.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO03 | O eu, o outro e o nós | Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. |
EI03EO06 | O eu, o outro e o nós | Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03ET03 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Artes Visuais | Observação e identificação de imagens diversas. |
Natureza e Sociedade | Observação da paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.). |
Natureza e Sociedade | Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente. |
Natureza e Sociedade | Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente. |