O que são Parlendas e como utilizá-las na Educação Infantil.
As Parlendas fazem parte do universo da tradição oral infantil e são recursos preciosos no trabalho com crianças em idade da Educação Infantil. Elas são versinhos ritmados, muitas vezes acompanhados de gestos ou batidas, que encantam, divertem e ensinam. Quem nunca ouviu um “Uni duni tê, salamê minguê…”?
Essas rimas simples, com sonoridade marcante e repetição, fazem parte do nosso folclore e da cultura popular, sendo transmitidas de geração em geração, geralmente entre as próprias crianças, durante brincadeiras ou momentos do cotidiano. Sua origem é popular e oral, e por isso, muitas vezes, variam de uma região para outra.
A importância das Parlendas na Educação Infantil
As parlendas são importantes porque:
- Estimulam a linguagem oral de forma lúdica;
- Desenvolvem a memória e a atenção auditiva;
- Trabalham ritmo, rima e entonação, habilidades fundamentais para a aquisição da leitura e escrita;
- Promovem a interação social, já que são geralmente compartilhadas em grupo;
- Introduzem a criança ao prazer da linguagem, despertando a curiosidade pelas palavras.
Como trabalhar com parlendas na Educação Infantil
Com crianças pequenas, o ideal é apresentar as parlendas de forma vivencial, com música, ritmo e movimento. Você pode:
- Usar batidas nas palmas ou no corpo;
- Criar coreografias simples com gestos;
- Utilizar as parlendas como marcadores de rotina, por exemplo: para formar fila, guardar brinquedos ou dividir grupos;
- Estimular as crianças a criar suas próprias rimas, favorecendo a criatividade e o vocabulário.
Alguns Exemplos de Parlendas Populares
- "Hoje é domingo"
Hoje é domingo, / Pé de cachimbo, / O cachimbo é de barro, / Bate no jarro.
O jarro é valente, / Bate na gente. / A gente é fraco, / Cai no buraco. / O buraco é fundo, / Acabou-se o mundo!
- "Batatinha quando nasce"
Batatinha quando nasce, / Espalha a rama pelo chão. /
Menininha quando dorme, / Põe a mão no coração.
- "A galinha do vizinho"
A galinha do vizinho / Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, / Bota três, bota cem.
A galinha do vizinho / /Bota ovo e vai além!
- "Uni duni tê"
Uni duni tê, / Salamê minguê, /
O sorvete colorê, / O escolhido foi você!
Essas rimas podem ser recitadas com palmas, em roda, com brincadeiras de sorteio ou simplesmente como momentos de transição entre atividades.
Em resumo, ao trabalhar com parlendas, ampliamos o repertório cultural das crianças, desenvolvemos habilidades essenciais de linguagem, estimulamos o gosto pela leitura e escrita desde cedo, promovemos o convívio e a brincadeira em grupo e resgatamos elementos importantes da cultura popular brasileira.
Portanto, incluir parlendas na rotina é ensinar com afeto, ritmo e ludicidade, fortalecendo os primeiros passos da alfabetização de forma leve e prazerosa.
Comentários