Descobrindo Parlendas com Cor
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Leitura - Fonética -
Trabalhar atividades com parlendas na Educação Infantil é uma forma lúdica e rica de desenvolver múltiplas habilidades nas crianças. Ao desenvolver a atividade “Descobrindo Parlendas com Cor” e recitar o verso: “Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão. Menininha quando dorme, põe a mão no coração", os pequenos exercitam a atenção auditiva, a memória e a compreensão oral, pois precisam identificar as imagens que correspondem ao texto ouvido. Ao pintar somente as figuras que fazem parte da parlenda, a criança também aprimora a discriminação visual, o pensamento crítico, o vocabulário e o desenvolvimento da linguagem. Além disso, esse tipo de proposta estimula a coordenação motora fina através da pintura e fortalece a relação entre som, imagem e significado, o que contribui diretamente para o processo de alfabetização.

Sugestões de Trabalho
- Faça uma roda de conversa inicial com as crianças e traga informações sobre parlendas. Você pode ler o texto "O que são Parlendas e como utilizá-las na Educação Infantil". Dê exemplos de parlendas e pergunte para as crianças se elas já ouviram alguma parlenda. Incentive a participação das crianças.
- Traga explicações sobre parlendas através do vídeo "Aula – O que são Parlendas". Depois de assistir converse e recite exemplos de parlendas para as crianças.
- Apresentação da atividade: Inicie a atividade reunindo as crianças em roda e apresente a parlenda "Batatinha quando nasce...". Recite com entonação, repita algumas vezes e incentive que as crianças participem da recitação com gestos. Em seguida, entregue a ficha de atividade impressa com as imagens. Explique com clareza que elas devem ouvir novamente a parlenda com atenção, identificar quais imagens estão presentes no texto e colorir apenas essas. Leia a parlenda pausadamente, incentivando a escuta atenta e o reconhecimento visual. Caminhe pela sala durante a execução para observar e estimular a participação. Ao final, converse com o grupo, retomando as imagens corretas e reforçando o aprendizado de forma lúdica e acolhedora.
- Faça um teatro com gestos da parlenda. Organize as crianças em círculo e recite uma parlenda, por exemplo: “Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão...”, agora incentivando que elas criem gestos para cada parte (por exemplo, imitar a batata crescendo, deitar no chão com a mão no coração). Repita em grupo várias vezes, até que memorizem com os movimentos. Depois, monte duplas ou pequenos grupos para dramatizar a parlenda na frente da turma, promovendo participação ativa e criatividade.
- Elabore um jogo da memória com imagens da parlenda. Escolha uma parlenda (Batatinha quando nasce por exemplo) e confeccione ou imprima cartas com figuras da parlenda escolhidas, como por exemplo: (batata, menina dormindo, coração) e outras que não fazem parte (ex: sol, bola, avião). Espalhe no chão ou em mesas. Diga a parlenda em voz alta e peça para as crianças encontrarem as imagens corretas. Para as mais velhas, faça em formato de jogo da memória tradicional com pares (imagem + palavra).
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Artes Visuais | Observação e identificação de imagens diversas. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc. |
Linguagem oral e Escrita | Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas etc. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. |