Explore os caminhos do labirinto e leve o cachorro até o osso
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Ciências - Animais e Plantas - Coordenação Motora - Matemática - Padrões -
A atividade "Explore os caminhos do labirinto e leve o cachorro até o osso" é uma excelente proposta para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras em crianças da Educação Infantil. Ao percorrer o labirinto, as crianças exercitam a coordenação motora fina, o controle visual e a noção espacial, além de fortalecerem a atenção, a concentração e o raciocínio lógico ao planejar os caminhos possíveis até o objetivo final. Além disso, esse tipo de atividade estimula a persistência e a resolução de problemas, já que os pequenos precisam lidar com erros e encontrar alternativas, favorecendo o pensamento crítico e a autonomia.

Sugestões de Trabalho
- Faça uma Contação de História. Você pode usar a fábula "Fábula – O Cão e o Osso", ou usar outra história ou livrinho de sua preferência. Durante a narração, inclua momentos de interação, como apontar direções ou responder perguntas. Crie um ambiente envolvente para esse momento e estimule a atenção e participação das crianças.
- Brinque com as crianças. Elabore o Jogo do Cachorrinho e os Comandos. Faça um circuito com obstáculos (cadeiras, cordas, bambolês) e proponha que as crianças sejam os cachorrinhos. Dê comandos verbais (pular, rastejar, contornar) para que elas sigam o caminho até o osso simbólico. Você trabalhará com essa brincadeira a linguagem, coordenação motora ampla e escuta atenta, além de ser muito divertido!
- Faça o Caça ao Tesouro: Encontre o Osso!. Esconda “ossos” feitos de papel ou EVA pela sala ou pátio. Dê pistas simples para as crianças encontrarem. Pode ser feito individualmente ou em duplas. As crianças vão adorar e você vai trabalhar com elas a atenção, percepção e cooperação.
- Apresentação da Atividade: Comece reunindo as crianças em roda, entregue a folha de atividade e apresente-a de forma lúdica, dizendo que o cachorrinho está com fome e precisa de ajuda para encontrar o osso no labirinto. Mostre a ficha com entusiasmo, explique que elas precisarão usar o dedinho ou um lápis para descobrir qual caminho leva até o ossinho, sem sair das trilhas. Distribua as fichas individualmente e ofereça lápis de cor ou giz de cera. Incentive as crianças a explorar com calma, pensando antes de seguir cada trajeto. Durante a realização, circule entre elas, observe, estimule tentativas, elogie os esforços e incentive a perseverança diante dos erros. Ao final, peça que compartilhem suas estratégias e parabenize todos pela missão cumprida. Expanda a conversa com perguntas como: “Foi difícil?”, “Qual caminho você escolheu?”, promovendo o desenvolvimento da linguagem oral e do pensamento lógico.
- Converse com as crianças sobre as diferentes raças de cachorro, traga imagens e converse um pouco com as crianças explicando que os cachorros, assim como as pessoas, também são diferentes entre si. Feito isso, entregue massinhas de modelar, e peça para as crianças modelarem seu cachorrinho. Oriente-as e ajude-as no que precisarem. Ao final, peça para cada criança dar um nome para seu cachorrinho e apresenta-lo para a turma. Elogie cada produção.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
EI02ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Observação e identificação de imagens diversas. |
Natureza e Sociedade | Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas. |
Matemática | Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação. |
Matemática | Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência. |