Qual é o Brinquedo Diferente?
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Coordenação Motora - Classificação -
A atividade de encontrar o brinquedo diferente em cada linha, circular e pintar, é extremamente valiosa para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Ao observar atentamente e identificar o item que se destaca dos demais, a criança trabalha a percepção visual, o foco e a atenção aos detalhes. Além disso, o ato de circular e pintar contribui diretamente para o fortalecimento da coordenação motora fina, essencial para o processo de alfabetização e para o desenvolvimento da escrita. Essa proposta também estimula o pensamento crítico e a habilidade de comparação, incentivando a criança a refletir sobre semelhanças e diferenças. De forma lúdica e prazerosa, a atividade favorece o raciocínio lógico e a autonomia no processo de aprendizagem.

Sugestões de Trabalho
- Inicie com uma roda de conversa divertida. Reúna as crianças em círculo e apresente diferentes brinquedos reais ou imagens deles. Pergunte: “Qual desses brinquedos é diferente? Por quê?”. Incentive as crianças a justificarem suas respostas com base nas cores, formas, tamanhos ou funções. Promova um diálogo participativo e acolhedor, permitindo que todos compartilhem suas observações. Estimule-as a perceber que ser diferente não é errado, mas especial.
- Mostre vídeos para ilustrar ainda mais a assimilação dos conceitos Igual e Diferente. Você pode usar a Aula "Igual e Diferente para Educação Infantil", produzir o seu próprio vídeo ou usar algum outro de sua escolha. Assista com atenção. Crie um ambiente confortável para esse momento e estimule a atenção e participação das crianças.
- Aplique a atividade da ficha educativa com atenção aos detalhes. Distribua a ficha educativa e leia as instruções com as crianças: "Pinte e circule apenas o brinquedo diferente em cada linha". Explique que elas precisarão observar com cuidado todos os brinquedos de cada linha e procurar aquele que é diferente dos demais. Instrua para que circulem o brinquedo diferente com lápis de cor e depois pintem apenas esse item. Acompanhe individualmente, ajudando as crianças que apresentarem dúvidas. Incentive a concentração, elogie os acertos e valorize o esforço, mesmo que haja erros. Após a conclusão, peça que compartilhem com os colegas o que encontraram de diferente em cada linha e o motivo.
- Proponha um jogo coletivo de movimento. Organize um circuito com objetos iguais e apenas um diferente em cada estação (por exemplo, três bolas iguais e uma boneca). Peça que as crianças passem por cada ponto e toquem apenas no objeto diferente. Você pode também usar música e ritmo para tornar a experiência ainda mais divertida. Ao final, converse sobre como elas identificaram o que era diferente e por quê.
- Conte uma história que envolva diferenças. Utilize um livro infantil ou invente uma narrativa em que um brinquedo se sente excluído por ser diferente, mas no final todos percebem que suas diferenças são especiais. Temos uma sugestão de conto infantil com esse tema: "Conto Infantil: Neco, o brinquedo diferente". Após a história, converse sobre diversidade, empatia e respeito. Estimule os alunos a se reconhecerem como únicos e valiosos, criando um ambiente de acolhimento.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Observação e identificação de imagens diversas. |
Artes Visuais | Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas. |
Natureza e Sociedade | Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito. |
Matemática | Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc. |
Matemática | Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação. |
Matemática | Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. |