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Brincadeira de Criança

Essa atividade pedagógica para educação infantil, “Brincadeira de Criança” tem o objetivo de trabalhar a importância da conscientização dos direitos e deveres da criança, mais especificamente o direito de brincar, ao mesmo tempo que permite o desenvolvimento da imaginação, expressão oral e artística dos pequenos. Além dessas habilidades, essa atividade também permite o trabalho com a data comemorativa Dia das Crianças e contribui para o desenvolvimento social e emocional da criança, inserindo-a cada vez mais no mundo em que vive de forma ativa e consciente.

Brincadeira de Criança - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Converse com as crianças sobre o Dia das Crianças que no Brasil é comemorado anualmente no dia 12 de outubro e é uma data muito importante de ser lembrada e comemorada pois nos faz refletir sobre a importância das crianças e seu desenvolvimento para o futuro. Converse um pouco sobre os direitos e deveres das crianças e porque eles devem ser respeitados. Se quiser saber todos os direitos e deveres das crianças para explicar melhor o tema, basta acessar nosso Blog em “ Direitos e Deveres das Crianças – Trabalhando a Cidadania! ”.
  • Para deixar a explicação mais lúdica, mostre esse vídeo para as crianças: “ Toda Criança tem Direitos”. Após assistir, converse com as crianças sobre o que elas entenderam. Pergunte quais os direitos que as crianças têm que apareceram no vídeo. Converse com as crianças e deixe-as falarem livremente.
  • Leve as crianças para a quadra ou pátio da escola e proponha algumas brincadeiras para elas. Vocês podem brincar de pega-pega, lenço-atrás, amarelinha, esconde-esconde, estátua, morto-vivo, queimada. Escolha duas ou três brincadeiras e brinque com as crianças! Além de divertido, você desenvolverá nelas a motricidade, interação e sociabilidade.
  • Entregue a atividade educativa proposta na folha. Explique sobre a lei dos direitos e deveres das crianças e fale que a atividade da folha é sobre a importância do direito de brincar! Converse com as crianças sobre suas brincadeiras e brinquedos favoritos e peça para que elas desenhem na folha sua brincadeira ou brinquedo que mais gostam. Estimule para que a criança faça um desenho bem caprichado e depois peça para que ela o pinte para deixá-lo bem bonito!
  • Você poderá verificar a possibilidade com a escola (ou até mesmo com os responsáveis das crianças - solicitando com antecedência pela agenda algum valor em dinheiro, entre R$ 5,00 e R$ 10,00) para adquirir lembrancinhas para presentear as crianças. Existem muitas opções de brinquedos que são vendidos em lojas de R$ 1,00 como: peteca, pião, jogo de memória, quebra-cabeças, vai-e-vem, entre outros. Existe ainda a possibilidade de saquinhos de doces, ou até mesmo balas, pirulitos, giz de cera, massinha de modelar, etc. Enfim, são inúmeras as possibilidades de presentear as crianças com carinho e sem gastar muito! Se conseguir, proponha um dia de brincadeiras e ao final, entregue para cada criança uma lembrancinha, parabenizando-a pelo seu dia!

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

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