(+01) 112 345 6789
+


Fábula - A Lebre e a Tartaruga - Desenho Livre

Esta atividade da fábula “A lebre e a tartaruga” tem como principal objetivo proporcionar às crianças o desenvolvimento da linguagem oral, interpretação e o gosto pela leitura. É possível através dessa atividade, também trabalharmos na educação infantil a coordenação motora fina, a expressão criativa e a imaginação.

Fábula - A Lebre e a Tartaruga - Desenho Livre - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Disponha as crianças na sala de maneira bem a vontade. Diga a elas que é hora da história, e que a historinha escolhida para hoje será a fábula “A lebre e a tartaruga”. Explique para as crianças que fábulas são histórias curtas cujos personagens principais são animais com características humanas e que sempre passam por situações parecidas com as que enfrentamos no nosso dia a dia, e no final, sempre nos deixam um ensinamento e uma lição de moral para refletirmos.
  • Leia para as crianças a fábula. Você pode encontrar uma versão bem bacana dela no link: "Fábula: A Lebre e a tartaruga". Ao final da leitura, converse com as crianças sobre o que elas entenderam da fábula. A partir do relato das crianças explique sobre a lição de moral da fábula, fale sobre a importância do esforço e da dedicação constante. Explique que a disciplina é muito importante para o sucesso. Fale também sobre o fato de não contar vitória antes do tempo e não fazer gozação com as características que são diferentes da nossa.
  • Para ilustrar ainda mais, coloque para as crianças o áudio da fábula para elas ouvirem e imaginarem a história. Você poderá encontrar o áudio nesse link: "Coleção Disquinho: A Lebre e a Tartaruga". Depois disso, faça uma atividade manual com as crianças e distribua massinhas de modela e peça para cada uma criar uma lebre ou uma tartaruga. Com as pequenas “esculturas” prontas, faça a encenação da fábula com os bonequinhos de massinha.
  • Apresente a atividade educativa proposta na folha. Após a leitura e discussão da fábula, entregue a folha de atividade educativa para as crianças e explique que cada criança deverá desenhar e pintar sobre a fábula que acabou de ouvir. Depois que as crianças fizeram, faça uma exposição com o resultado.
  • Você poderá propor também, na quadra da escola ou no pátio, uma corrida entre as crianças. Vence toda criança que conseguir terminar a prova, independente do tempo, e cruzar a linha de chegada.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
EI01CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI01TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI01EF03 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG03 Corpo, Gestos e Movimentos Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02EF03 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
Movimento Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

Comentários

X